main
side
curve
  1. In Memory of LAJ_FETT: Please share your remembrances and condolences HERE

Star Wars: Knights of the Old Republic Saga

Discussion in 'Archive: Portugal' started by Darth_En_Ghedi, Aug 21, 2007.

Thread Status:
Not open for further replies.
  1. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Bom... com o anuncio da Vector, acho que todos podemos esperar uma boa dose de non-sense ou então algo soberbo...

    Seja de que maneira for, a actual história de KotOR acaba na #24...
     
  2. _lordmaul

    _lordmaul Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Sep 21, 2005
    Já li a KOTOR#20. Parece que a Jarael é mais do que parece ser... O que é que isto significa? Boa pergunta... lol
     
  3. Jedi_Fatality

    Jedi_Fatality Jedi Youngling star 2

    Registered:
    Jun 27, 2007
    Jarael [face_love]!!

    Tenho que arranjar essas bd's,tou a ver que estou a perder algo de muito importante.
     
  4. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Não não perdes porque é tudo empata... mas é interessante, nevertheless...
     
  5. _lordmaul

    _lordmaul Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Sep 21, 2005
    lol É isso mesmo, tudo empata... Mas é mesmo muito louco! Quero ver o que se passa com a Jarael agora...
    Já vi o preview da 21 e está muito fixe: a história! Os desenhos detesto... O Lucien parece o Jony Bravo com aquele cabelo! lol
     
  6. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Lucien Rula.
    O gajo bem que podia ser um pouco mais "dark side"... Está muito mal no sissy side...
     
  7. _lordmaul

    _lordmaul Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Sep 21, 2005
    Queria só partilhar uma coisa convosco.

    Vocês quando lêem a SW KOTOR não sentem que aquilo está diferente segundo as regras estabelecidas em SW? O que eu quero dizer é que todos estes Jedi Councils fora de Coruscant, esta atitude do grupo do Lucien, entre outras coisas, são coisa 'não normais' no universo dos Jedis... Ainda por cima na KOTOR os Jedis tinham grandes ligações com a sua família... Quer dizer, na KOTOR#1 ou #0 há uma cerimónia no Jedi 'Temple' de Taris em que a família dos Jedis está lá... O próprio Lucien vem de uma família de Force Sensitives! A mãe dele era Jedi! Ainda por cima o Lucien, apesar de ser Jedi, usa o nome da família que, como vimos a perceber ao longo da série, é uma família muito prestigiada em toda a galáxia.

    Reparem que na PT, o George Lucas deu-nos a entender que qualquer relação dos Jedis com a família era nula... Os Force Sensitives eram 'escolhidos' à nascença e nunca mais viam os pais e, na maior parte das vezes, nem chegavam a saber quem eles eram...

    Depois ainda há os desenhos, as armaduras, as roupas, a arquitectura, o desenho das naves, etc da KOTOR... Tem tudo um ar um pouco futurista.

    Agora olhem para a Legacy... Tudo o que eu disse em cima na Legacy é o contrário... Parece que está trocado! A KOTOR, que é suposto ser 4000 anos mais antiga parece do futuro e a Legacy, que é suposto ser 140 mais nova, parece muito mais antiga que o Império!

    Não sentem um bocado isto?
     
  8. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Óptimo tema Maul.

    Mas há uma lógica por trás disso tudo que eu concordo.
    Em primeiro lugar o aspecto e tecnologia.
    A Old Republic é como um período de renascença depois das trevas em que a galáxia estava mergulhada. Significa isso que esse tempo de paz foi aproveitado para muitos avanços tanto tecnológicos como artísticos. Daí a existência de uma cultura muito mais rica até ao período do TPM.
    Depois surgiu o Império e com ele a ideia da eficácia em detrimento da estética. Isso foi muito falado aquando da estreia do TPM porque parecia um filme muito à parte da OT em termos estéticos e técnicos.
    As Clone Wars e consequente período negro (dark times) trouxeram um período de carência, fuga, rebelião e pior, fome e opressão que resultaram na hegemonia do Império.
    Assim não havia muito espaço para estética mas mais funcionalidade. As naves Corellian eram construídas em rapidez, robustez e eficácia.
    Em Kuat o Império construía em linha de montagem sem olhar a grandes moldes artísticos. Sinal evidente disso mesmo são as diversas versões de Star Destroyers baseadas nos mesmos traços gerais e partilhando muitos aspectos entre versões.
    Também destaque para as Rebel Corvette que são autênticos monos e que retratam bem a falta de estética em resultado do premente necessidade de rapidez e eficácia.
    Algo que notamos na saga KotOR até TPM é que os artistas tiveram isso em conta e fizeram autênticas peças de arte como a "Leviathan" ou a Star Forge. Mas também os holocron e painéis estilizados.
    Armaduras e Cloaks tem a mesma ideia, beleza abandonada e trocada pela eficácia.

    Em relação à tradição Jedi ser muito menos flexível em TPM comparado com KotOR, tem que ver com a ideia de que a Jedi Civil War trouxe muitos problemas com os Jedi.
    Por exemplo o "recrutamento" coercivo de bebés (não younglings mas bebés mesmo) para treinar Jedi, foi durante muito tempo abandonado. Em TPM e Expanded Universe (Clone Wars saga), volta-se a falar nisso mesmo. Nítido interesse em controlar o treino dos Padawan para evitar "quedas" para o Dark Side. Faz-nos lembrar os baptismos católicos de bebés quando eles não tem escolha. Algo censurável nos Jedi, mas compreensível com o passado da ordem. Até porque durante muito tempo e até Anakin, isso parecia resultar.
    Os laços familiares também eram uma peça fundamental nisso tudo. Desde Revan e Bastila, Duron Qel-Droma e Shaela Nuur e muitos outros casos, o romance dentro da Ordem tinha dado péssimos resultados.
    O apegar à família no caso do Lucien é outra questão importante que levou aos acontecimentos que estamos a assistir na Comic.
    Portanto, apesar de injusta, a medida dos Jedi tem muita lógica.
    Depois temos de ter em conta que os Jedi se tornaram muito mais reservados, quase monges. Comparativamente com a postura do Lord Hoth, Mace Windu ou Yoda são fanáticos. Não quer dizer que Hoth fosse pouco ligado à força ou tradições Jedi, mas era um General de terreno. Todos os Jedi que participaram nas Guerras anteriores (Mandalorian Wars, Great Sith War, Jedi Civil Wars, etc) eram guerreiros no pleno sentido da palavra. Aparentemente e durante muito tempo Hoth era o arquétipo do Jedi porque todos eram mais activos nas decisões políticas e militares. Em TPM eram mais reservados porque os tempos, apesar de difíceis eram de política e negociação. Mas isso é interessante na PT porque até ROTS vemos a postura passiva dos Jedi mudar até se tornarem Generais tal como Hoth. Mas fanáticos na mesma. :)
    O que também muda muito é a postura dos Councils. Haviam diversos espalhados pela galáxia (Dantoine, Taris, Telos, Almas e Katarr) e o High Council em Coruscant. Possivelmente causado pela dificuldade de Coruscant manter o controlo da galáxia durante todas as guerras (pior ainda durante as Mandalorian Wars) havia interesse em manter academias e Councils espalhados para espalhar melhor a influencia dos Jedi.
    O facto de terem sido extintas posteriormente prende-se em primeiro lugar com o facto dos Jedi terem sofrido perseguições (purges) que enfraqueceram as suas fileiras e em segundo lugar, derivado disso mesm
     
  9. _lordmaul

    _lordmaul Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Sep 21, 2005
    Obrigado pelo 'grande' comentário Ghedi ;) (o grande está entre '' porque se refere ao tamanho e à qualidade :p)

    No que toca à tecnologia percebo o que queres dizer, MAS quando falas da PT. Percebo que a arquitectura e as cores, ou seja, a estética em si, sejam mais elaboradas e 'bonitas' nos tempos antes do Império. Aliás, toda a estética que existe durante os tempos do Galactic Empire - os Dark Times - não é despropositada. Aquela estética é suposto dar um aspecto autoritário, um aspecto mais 'darker'. É óbvio que este aspecto autoritário e imponente aparece devido às características referidas no post acima pelo Darth_En_Ghedi: não havia muito espaço para estética mas mais funcionalidade (não podem é desprezar a funcionalidade que, neste caso, é quase um ícone do pragmatismo).
    Acho que todo este argumento não se aplica assim tão bem em relação à KOTOR, que não se passa 20 ou 30 anos antes do Galactic Empire, mas 4000 anos antes!
    As roupas aceito... Gosto muito daquela errr... 'veste' utilizada pelo Lucien. Acho que representa a roupa de um Sir. Sim, porque naquela altura os Jedis eram 'Sirs'. :p Nos tempos da Old Republicos Jedis eram vistos como seres superiores (e na realidade são...). Só nos tempos finais da Old Republic, com a ascensão do Senador Palpatine ao poder, é que o 'povo' começou a olhar para os Jedis com alguma desconfiança. Assim, todo aquela 'elegância' e superioridade que os Jedis representavam no tempo pós-Exar Kun serve como justificação para a 'modernidade' das suas roupas.

    Seguindo para a tradição e valores Jedi, em particular à escolha dos bébés Force-Sensitives. Faz muito sentido aquilo que tu disseste, Darth_En_Ghedi, mas repara que este 'medo' pelo Dark Side sempre existiu no meio dos Jedis, principalmente desde quando um dos maiores Jedis se tornou Dark Lord of the Sith (Exar Kun). As Sith Wars foram um marco muito importante para a evolução (ou não) da 'Lei Jedi'. Reparem que isto tem tudo a ver com a posição dos Jedis na guerra, mas já lá vamos.
    Estávamos nos bébés. No tempo do Yoda (reparem que são quase 900 anos!), os Jedis eram 'recolhidos' logo após a nascença (se calhar no registo civil galáctico havia um Jedi para ver se o bébé era Force Sensitive ou não :p). Isto acontecia porquê? Para começar a 'empurrar' para dentro da mente da criança os valores Jedis, os ideais Jedis e, principalmente, o afastamento do Dark Side. Para os Jedis da era Rise Of The Empire, o Dark Side era quase um taboo. Daí toda aquela problemática do Jedi Council em deixar o Qui-Gon treinar o Anakin Skywalker: Too old! O Darth_En_Ghedi chamou-lhes 'monges', ou seja, uns fanáticos do pior! lol Mas será que já 4000 anos antes os Jedis não eram assim? Claro que eram! Então se o Lucien e os outros Jedi Masters de Taris mataram todos os seus Padawans só porque tinham tido uma visão de que um deles poderia vir a virar-se para o Dark Side! Vão-me dizer que isto também não é fanatismo? Claro que é! Ainda por cima é bem pior! Nunca imaginaria o Yoda a matar Jedi Padawans só porque desconfiava de que um deles seguiria o Dark Side. Quem fez isso foi o Darth Vader quando entrou no Jedi Temple com o 501st!
    Mas vejamos... Já me estou a contradizer, não é? :p No início disse que os Jedis da Old Republic estão mais 'liberais', mas agora já estou a dizer que eles são tão 'fanáticos' (como diz o Darth_En_Ghedi) como os últimos Jedis antes do Império. A confirmar esta minha nova afirmação ainda está o facto de os Jedis da Old Republic também recrutarem crianças, se calhar um pouco mais velhas que os bébés da Rise Of The Empire mas, mesmo assim, crianças de 3 anos ou menos! A diferença está naquilo que eu disse no meu primeiro post, a relação família-Jedi. Vejam os flashbacks do Zayne na KOTOR#2 ou #3, aparece a Mrs. Carrick a 'entregar' o Zayne ao Jedi Enclave de Dantooine. Quase como se deixasse o Zayne num colégio interno onde o Master Vandar seria o director :p Isto é, definitivamente, um método mais liberal do que aquele que nos é apresentado na Rise Of The Empire, em que eram os próprios Jedis qu
     
  10. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Eu mantive sempre a minha posição de apenas gostar de Jedi que fogem as estupidas e coercivas regras e tradições mais fanáticas dos Jedi.
    Qui-Gon Jinn ou Hoth são dois bons exemplos de que naõ é preciso aquela pasmaceira toda para serem bons Jedi.
    Lucien Draay é um Jedi que aprecio mas que merecia cair em Si(th) e ver que ser Jedi não é para ele. :).

    Lendo a KotOR #20, vejo que há um vulto que mata o Duro e o Camper... Revanchist Leader?
     
  11. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Não é o camper... sorry... é um dos cientístas Arkanian. O camper estava lá na estação de controlo dos space worms...
    Mas o Revanchist Leader com Blaster? Hum...
    O Carth sempre se "retira" durante a reunião, mas a frase é demasiado boa para ser dele!
     
  12. _lordmaul

    _lordmaul Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Sep 21, 2005
    Não, o Carth foi ter com o Zayne e Lucien (KOTOR#21, Preview). Era muito interessante que fosse o Revanchist leader, mas duvido e MUITO! Tem que ser alguém que está lá na Arkanian Legacy desde o início deste Story Arc... Não me parece que o Revanchis leader apareça assim de uma maneira tão directa nesta série de Banda-Desenhada... Se bem que era muito inteligente e uma grande aposta fazerem uma série em que o Revanchist leader ou o Jedi Revan (em princípio devem ser a mesma pessoa) fosse uma personagem principal, de modo a lermos mesmo na mente do protagonista uma das maiores 'reviravoltas' da história de SW.

    O que será que a Jarael tem de especial afinal? :p
     
  13. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    A Jarael deve ser o tal ser perfeito que os Adasca sempre tentaram obter por genética e que deu como resultado secundário os "Offshoot" como o Camper e outros.
    Ou seja ela é uma ameaça aos Arkanian porque é fruto da genética.
    Se ela tivesse midi-chlorian como já li por aí, tanto o Lucien como os "Seers" tinha dado por ela, porque era essa a atenção que estavam a dar...
     
  14. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    A previsão da #21 é simplesmente intragável. Os desenhos são horríveis e o desenlace da história é ridiculo.
    Depois de andar a querer matar o Zayne a todo o custo, agora o Lucien é todo amiguinho dele? Que porcaria de enredo.
     
  15. _lordmaul

    _lordmaul Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Sep 21, 2005
    Amiguinho? [SPOIERL]Ele tenta matá-lo no final da #20... Só que o Zayne tinha aqueles Energy Shields muito usados no jogo KOTOR e conseguiu defender-se...
    E sim, os desenhos são mesmo intragáveis...
     
  16. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Sim eu sei.

    Mas a questão é que na 21 parecem namorados... isso é parvo!
     
  17. _lordmaul

    _lordmaul Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Sep 21, 2005
    Estás a ser influenciado pelos desenhos :p (Sim, o Lucien parece um Action Man com cabelo à Jonny Bravo lool)
     
  18. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Pá... Há um frame que aparece o traseiro do lucien... nunca em anos de ler comics vi eu um plano daqueles com o rabo de um homem... se vi foi a primeira e ultima vez que li essa comic... Star Wars então nunca vi...
     
  19. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Confirma-se:

    BONG DAZO não é um bom desenhador!

    A KotOR #21 não tem uma cara similar em cada personagem, parece que estão sempre a mutar...

    Sobre a história.

    Ok o Zayne tinha de voltar a Taris para que os mandies começassem a ser derrotados pelo Revan-chist Leader. Mas o final da #20 mostra lá uma figura de cloak que não se chegou a ver quem era... Ficou no ar a pergunta...
    Eu lembrei-me do Demagol! Claro ele descobriria algo no sangue da Jarael e tal... e matava os cientistas arkanian...

    O que afasta Revan para Taris... Mas depois leio na preview que são os Swoop Gangs a repelir os Mandalorian... estupidez! Todos sabem que o Revan é que começou aí a expulsar os Mandies com o confronto dele com Cassus Fett... Espero que façam as coisas como deve ser, bolas!
     
  20. Admiral_Tina

    Admiral_Tina Jedi Youngling star 1

    Registered:
    Aug 24, 2006
    Sinceramente, as comics de Knights of the Old Republic são, para mim, uma desilusão, para além de um assunto triste.

    Resta-me falar sobre os jogos! :D

    Uma coisa que eu adorei tanto no primeiro como no segundo jogo, foi a banda sonora.
    Reparem que não foi sequer feita por John Williams, mas ao longo dos jogos temos na mesma aquela sensação de estar dentro do universo de Star Wars!

    O primeiro jogo de Knights of the Old Republic contou com o espectacular Jeremy Soule para fazer a banda sonora. Jeremy Soule conseguiu dar um tom especial ao jogo sem precisar de fazer cançõezinhas de Ewoks e músicas sobre Gungans! (No offense, John Williams, you're still THE BEST! ;))

    Já em The Sith Lords, o compositor escolhido foi Mark Griskey e conseguiu criar uma banda sonora perfeitamente adequada ao tema. Uma banda sonora sombria e em tudo ligada ao Dark Side... ;) Perguntem-se, um dia, se já ouviram alguma das faixas de The Sith Lords em pesadelos e a resposta poderá, provavelmente, ser sim!

    De Jeremy Soule é difícil escolher entre as várias faixas devido à diversidade de sons que enriquece o jogo. Vou apenas dar um exemplo: O tema The Old Republic, que reflecte perfeitamente a época retratada.

    De Mark Griskey, devo dizer que nem todos os temas me atraem, porque vários deles parecem ser... não sei... ecos uns dos outros. Ou seja, não existe tanta diversidade como no trabalho de Jeremy Soule. Contudo, Griskey parece ter mais aptidão para nos transportar para o Dark Side!! How cool is that? ;)




    E os restantes Fan Forcers? O que acham das OSTs de KotOR??
     
  21. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Concordo, Tina.
    Sobretudo a musica do Malak. ehhehhe

    Claro que as musicas ambientes, Taris Uppercity por exemplo, são também viciantes... sobretudo para quem tem o iTunes sempre aberto e invariávelmente a lista pára nessa secção... :)
     
  22. Admiral_Tina

    Admiral_Tina Jedi Youngling star 1

    Registered:
    Aug 24, 2006
    A música ambiente da Upper City de Taris é muito boa.

    Cada uma delas está muito bem feita. Adoro a de Kashyyyk ou a do deserto em redor de Anchorhead e a do acampamento dos Tusken. A música ambiente que ouvimos no Valley of the Dark Lords também é excelente.

    A música ambiente da Star Forge perturba-me um bocado. Suponho que seja essa a intenção.
     
  23. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    A musica da Star Forge é assim sombria sim... se aliarmos ao facto de que nessa fase do jogo nos saltam em cima dark jedi que mais parecem sair das paredes, penso que cumpre o objectivo de ser perturbadora...
     
  24. Jedi_Fatality

    Jedi_Fatality Jedi Youngling star 2

    Registered:
    Jun 27, 2007
    Eu estou adorar todos os pedaços do Kotor, tirando claro a parte dos desenhos que as vezes é tao mau que nem vale apena olhar...

    Eu li 3 bd's porque ainda nao tinha lido a 19,20 e 21 e gostei muito da forma dramatica como acabou a 21,mas tambem era um pouco previsivel.
    Tenho que admitir que nao tava a espera do comando dos Exogorth por parte da Adascorp, e devido ao que li na bd fiquei a saber muito mais sobre este bixinho intressante que engoliu a millenium falcon :p

    Só tenho pena que o Lucien não tem nada haver com os desenhos iniciais,mas tambem o Zayne há varios numeros atras tambem tava super mal desenhado,mas pronto nao se pode ter tudo :p

    Tambem pena de tarmos a aproximar-nos do fim de Kotor e ainda nada de Revan,pode ser que aparece no inicio da Vector :p

    P.S. não comento sobre as OST dos jogos porque não tenho nenhuma :(
     
  25. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Jovem a OST de KotOR está no jogo... estamos a falar de musicas de ambiência do jogo...
     
Thread Status:
Not open for further replies.