main
side
curve
  1. In Memory of LAJ_FETT: Please share your remembrances and condolences HERE

Debates MSN

Discussion in 'Archive: Portugal' started by Darth_En_Ghedi, Nov 15, 2006.

Thread Status:
Not open for further replies.
  1. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Iniciamos aqui um novo tópico sobre os debates no MSN.

    O objectivo é dar a conhecer os tópicos discutidos, bem como os pontos de vista e as ideias extraídas dos debates.

    Obviamente que não vamos aqui postar os logs das conversas, sob pena do mesmo debate perder o seu contexto de espontaneidade e tempo real.
    Também não vamos discutir opiniões e muito menos debater aqui o que lá foi debatido.
    Os comentários são muito bem vindos (até para acrescentar alguns pontos úteis) mas não devem promover mais discussão. Para isso usamos o próprio MSN noutra ocasião.

    Para quem não participou, esta é uma excelente ocasião para se manter informado sobre os assuntos debatidos e incentivar a futuras participações.

    A Direcção
     
  2. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Sábado dia 11 de Novembro de 2006
    "O futuro do Fórum da Fan Force Portugal"


    Participantes:

    Darth En Ghedi
    Laya
    Anya Skywalker
    Reedius Spid
    Doominator
    McFly

    Tivemos a oportunidade na primeira parte do debate de conversar com uma das fundadoras do nosso Fórum Fan Force Portugal, Anya Skywalker, ex-CR.
    As perguntas efectuadas tiveram principal incidência sobre o perfil dos ex-users e respectivas participações. Houve oportunidade para esclarecer que, aparentemente, o potêncial desinteresse dos ex-users prende-se sobretudo com uma vida mais ocupada e com a falta de motivação para vir aqui e postar sem assunto.
    Anya relembrou que estes users também não eram muitos mais que nós. Mas que o que os unia eram os encontros que fizeram amigos até ao dia de hoje. Revelou-nos que houve até alguns encontros que excederam as expectativas por trazer cerca de 40 pessoas para um dos visionamentos dos filmes.
    Ficou claro também que muitos deles ainda visitam o fórum e até gostariam de participar, não fosse o estigma (realista ou não) de "não haver assunto para falar".
    Anya colaborou ainda por nos divulgar que caso o nosso projecto começasse a ter mais visibilidade muitos destes ex-users até poderiam voltar a postar. Um bom incentivo.
    Aquilo que nos chamou a atenção acrescentando tudo isto, foi a contagem (mais ou menos precisa) de 3000 pessoas só no primeiro sábado da Exposição de Star Wars no Museu da Electricidade em Lisboa. Não vamos pensar em 3000 users no nosso fórum, mas o potêncial está lá e pensamos em maneiras de criar interesse num futuro Fan Club.
    Antes de mais, pareceu-nos que o site seria, de facto, o melhor veículo de "recrutamento" para novos users. Resta saber o grau de empenho de cada user para contribuir para este site. Algo que o Blog não nos deixa prever bons resultados.
    A ideia era também desmistificar a posição do FFPT em relação a outros grupos mais ou menos organizados.
    E aí a Anya explicou-nos que as "rivalidades" já existiam no seu tempo, mas que não eram, de modo algum, constragedoras.
    O que ficou claro, entre nós, é que estamos a tentar criar um Fan Club do nada. Nunca antes se tentou o que estamos a fazer. E para isso, contamos com todos os grupos. Para nós pouco importa se um fan colabora com o FFPT ou o SWMB ou a 501st.
    Aquilo que realmente importa é que a Comunidade se junte neste projecto, se salta por cima dos fóruns.
    Houve ainda tempo para conversar sobre as visitas e reuniões de fans, algo que ainda se considera uma lacuna, grave diga-se, sendo esse o factor de união de qualquer grupo (veja-se as Celebrations). Apesar de tudo ninguém que esteve presente no debate se mostrou disponível para estar no dia seguinte, Domingo dia 12, na Exposição para a primeira visita oficial.

    A segunda parte foi preenchida com apelos para a acção. Ficou patente o desejo de alguns em participar mais activamente nas mais diversas formas de expansão do clube de fans.
    Assim, há uma perspectiva de distribuição de trabalho e colaboração no site que vai desde a criação do mesmo à contribuição com texto para tópicos.
    Consideramos um passo importante para o arranque de uma nova fase para a comunidade portuguesa. Em que o incentivo à acção assume contornos dramáticos com uma necessidade mais premente de protagonismo para que possamos colaborar com eventos como aquele que acontece no Museu da Electricidade.
    As séries de TV e a reedição dos filmes em 3D trarão mais adeptos e, com isso, mais perspectivas de tornarmos o nosso hobby uma forma de entretenimento mas também uma coisa bem estruturada como já há muito merece em Portugal.

    Resumo por: Darth En Ghedi
     
  3. The_Crow

    The_Crow Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 10, 2006
    O próximo debate será Sábado pelas 21:00.
    "A Comunidade Star Wars em Portugal: Análise e Projectos"


    Este debate será uma continuação do anterior. Depois de termos conversado sobre o futuro da Fan Force Portugal, vamos falar sobre a Comunidade Star Wars em Portugal no seu todo em Análise e que projectos e ideias poderão contribuir para uma maior projecção da comunidade em Portugal.

    Novamente todos os Fans de Star Wars em Portugal estão convidados a contribuir neste debate com as vossas ideias, projectos pessoais, teorias e mesmo experiências.

    Esta série de debates vão ser enquadradas no projecto da Fan Force Portugal de criar um Clube de Fans de Star Wars com ou sem o apoio da Hyperspace.

    Após este debate iremos elaborar um resumo tal como está a ser feito para o primeiro debate.
    by Darth_En_Ghedi

    Resumo a ser postado posteriormente e logo que possível. Para participarem, mandem uma PM com o vosso email de MSN para o CR, senhor Ghedi.
     
  4. _lordmaul

    _lordmaul Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Sep 21, 2005
    Darth_En_Ghedi obrigado pelo resumo. Parece que o debate deu frutos. É isto mesmo que vai garantir a criação do FanClub e estamos a ir no bom caminho.
    Peço desculpa por não ter ido ao debate. Vou tentar ir ao próximo mas não faço promessas, porque tudo pode mudar à última da hora, tal como aconteceu a semana passada.
     
  5. Nes_Padawan

    Nes_Padawan Jedi Youngling star 3

    Registered:
    Jan 22, 2006
    Bem,eu queria muito ir ao debate amanha,ate porque nao pude ir ao ultimo mas nao deve dar porque as 21h tenho um concerto com o meu coro ao qual nao posso de modo algum faltar.
    Se o debate s prolongar,sou capaz d aparecer para o fim...De qualquer modo,vou fazer um esforço para tar o mais cedo possivel em casa pois acho que o concerto nao e muito grande!
     
  6. LaYa_

    LaYa_ Jedi Knight star 5

    Registered:
    Jul 21, 2003
    Eu só devo poder aparecer nos primeiros 15 minutos do debate de hoje, isto se aparecer, tenho compromissos a que não posso faltar, por volta das 21h30.
     
  7. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Os debates estão cancelados indefinidamente. Não adiados mas cancelados.

    Hoje poucos foram os que apareceram. E mesmo esses desandaram em 10 minutos fiquei eu e o outros dois users e um deles, entretido com sei lá o que saiu de repente.

    Assim nada se faz e eu não tenho paciência para fazer as coisas sozinho.
     
  8. The_Crow

    The_Crow Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 10, 2006
    Sábado, dia 18 de Novembro de 2006, 21h00
    "A Comunidade Star Wars em Portugal: Análise e Projectos"


    Participantes:
    Darth_En_Ghedi
    LaYa_
    Redius_Spid
    doominator_69
    Jedi Fatality (SWMB)
    _lordmaul
    The_Crow
    Nes_Padawan
    N3m00 (SWMB)

    O segundo debate da FFPt serviu principalmente para falar do Fan Club. Com um membro das SWMB presente desde o inicio do debate, torna-se claro que vai ser um clube de fans misto, e não de apenas um forum ou uma comunidade de fans. E, uma comunidade organizada mista de fans é exactamente o melhor para SW.
    Com grande incidencia no Fan Club e site, decidiu-se que o club tera uma especie de "gerência", constituida por três membros: Darth_En_Ghedi (CR da FFPt), _lordmaul (ponte entre SWMB e FFPt) e um terceiro ainda por seleccionar. Também foi tentado chegar a um consenso sobre o nome do Fan Club, sem sucesso no entanto, mantendo-se para já o nome provisório "Lusitanian Red Guard". Ficou também claro que todos os membros interessados têm de começar a trabalhar mais activamente em ambos os projectos, club e site.
    Por último, falou-se numa possível ligação que o club teria com clubs de fans organizados, como a 501st.
    De resto, o debate foi encerrado com alguns temas off-topic, como música, que deu para perceber que fans de SW podem ter discussões interessantes, mesmo sem o assunto ser a saga. Nesta altura, o membro das SWMB, N3m00, também chegou (assim como a Nes_Padawan), mostrando que os forums oficiais estão verdadeiramente interessados no projecto.
     
  9. LaYa_

    LaYa_ Jedi Knight star 5

    Registered:
    Jul 21, 2003
    Ta bem. Isso talvez tenha sido boquinha. Ta bem. Eu e muitos outros tem vida alem da internet. Avisei aqui e avisei uma pessoa que nao poderia comparecer.

    Sinceramente debates, debates, falamos muito, muitos projectos, mas nada vai para a frente. os portugueses sao assim. Mas la porque alguns nao podem comparecer nem a encontros nem a debates, nao quer dizer que nao estejam interessados. Eu falo por mim: nao tenho tempo para nada e hoje nao tinha feito nada mesmo e tenho frequencia sabado. Ah e tal, fami­lia quer ver-me. Talvez custe muito entender mas a minha fami­lia e' mais importante que a internet.

    E tal, ja estou a aparvalhar, e' melhor ficar por aqui.
     
  10. doominator_69

    doominator_69 Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 2, 2006
    Hey, porque cancelar os debates só por um ter corrido menos bem? Até decidimos uma ou dumas coisas importantes (como akilo dos Moffs), e além disso neste debate apareceu muita gente, tarde é certo, mas apareceram e até tivemos lá algumas horas de conversa, não sovre o fututro do site infelizmente, mas foi um tempo bem passado.
    Não me quero alargar mais, apenas achei que o debate não foi um fracasso total.
     
  11. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Algumas coisas não devem ser discutidas desta forma, laya. E eu não sou de indirectas, sou directo, tu avisaste e eu disse-te pessoalmente que não eras tu pessoalmente o problema, posso puxar o log para todos verem, mas penso que não é necessário.
    De qualquer modo, não seria pela falta de uma unica pessoa que eu iria cancelar os debates.
    Ninguém te pediu nada, nem que faltasses aos teus compromissos. Nem que fizesses algo que não quisesses ou pudesses. Cada um faz o que pode.

    Ninguém está interessado em se meter na tua vida pessoal. Essa afirmação é de alguma forma ofensiva para quem trabalha em prole de uma coisa que um dia, esperemos, todos irão aproveitar. Só espero que por causa de alguns levarem isso a peito, não desistam das coisas, porque senão então é que nada se faz.
    E já agora eu também tenho vida própria. Lamento que se pense que é preciso tornar isto no emprego, não é... É preciso é vontade... Algo que a inércia do nosso povo estrangula.
     
  12. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Tens razão.
    Se reparares na hora em que eu postei as coisas estavam tremidas nessa altura e depois a malta foi começando a comparecer.
    O Debate deu para decidir algumas coisas importantes.
    The_Crow irá fazer um resumo para todos, mas penso que posso adiantar alguns pontos fortes:

    Ficou dicidido que iriam ser reunidas 3 pessoas para agir como gestores do Projecto. Sendo que passarão a ser chamadas de "Moffs". Estas pessoas serão os "teamleaders" do projecto quase como administradores. Para já serão mesmo Administradores/Moderadores do Blog. Terão como tarefas organizar eventos (dentro do possível) para promoção do clube, efectuar contactos para apoios (isso inclui reuniões com responsáveis) e angariação de apoios para o nosso site.
    Estes "Moffs" irão reunir-se com a regularidade possível (via MSN ou pessoalmente) de modo a traçar rumos. Algumas tarefas serão distribuidas sempre em mente que se algo não for possível executar num determinado prazo, existirão sempre outros Moffs para tratar e em ultimo caso, utilizares outros users para o fazer. As tarefas não são complicadas por agora.
    Sobretudo gestão dos conteúdos do Blog e divulgação do mesmo.
    Mas quando surgir o site, então sim teremos algumas tarefas mais exigentes.

    Para já os Moffs são:

    -Grand Moff En Ghedi
    -Moff Lordmaul

    O Terceiro Moff será nomeado em breve. O critério é simples. Quem é que deseja trabalhar e sente apto para isso? Todos temos vida pessoal e isto até nem é prioritário na nossa vida. Mas realisticamente devemos pensar em guardar algum tempo para algumas tarefas.

    Quem desejar apresentar ou contestar nomeações, PM.
     
  13. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Os Debates estão reabertos. A Marcação dos mesmos depende de termos assunto para os mesmos, mas deixo ao vosso critério a marcação e o assunto a tratar.

    Entretanto a hierarquia dos moderadores sofreu uma pequena alteração.
    Esta hierarquia serve APENAS para os debates no MSN.

    1- Darth En Ghedi (Grand Moff e CR)
    2- Lordmaul (Grand Moff e Rep de SWMB)
    3- Laya (Co-CR)
    4- Nes StarKiller (The Balance)
    5- The Crow (Number 2)
    7- Reedius Spid (Protocol Droid)
    8- Doominator (Joker de Serviço)
    9- Falatity (Newcomer promissor)
    10- Todos os outros users.

    Relembro que esta lista apenas serve para abrir a sala de chat e moderar os debates. Não se ponham a pensar que é algum ranking, porque não é.
     
  14. _lordmaul

    _lordmaul Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Sep 21, 2005
    lololol Gostei bastante do último "debate". Eu não tinha ido ao primeiro, por isso não faço comparações. Isto não foi bem um debate.
    Diverti-me no sentido em que todos partilhámos os nossos interesses musicais, concluindo, então, que os fãs de SW gostam de música que se farta!! lol Desde o Jazz ao Heavy Metal!


    Acho que os debates vão render muito. Penso que o próximo se deveria focar não tanto com "burocracias", mas mais com outros temas no universo de SW. Escolham um dos temas da lista inicial do The_Crow.
    Eu estou mais inclinado para o EU ou séries. Não sei.

    O que acham?
     
  15. Redius_Spid

    Redius_Spid Jedi Knight star 3

    Registered:
    Dec 16, 2005
    Boa ideia mas talvez deviamos acabar de descutir alguns assuntos pendentes, depois disso é na boa.

    Musica é aqui connosco! e para quem nao teve la, agora temos duas faccoes musicais os "Slow boys"(jazz, rock suave, e coisas nao muito barulhentas)e os "Rockers United"(heavy rock e metal,etc).
     
  16. The_Crow

    The_Crow Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 10, 2006
    Bem, eu por mim vou para um dos temas que disse lá no meu post aqui (post 5 da pagina 2). Mas, visto que não estive no primeiro debate e no segundo só cheguei na altura dos off-topic, e embora tenha feito o segundo resumo, não sei muito bem se ainda vale a pena mais uma discussão sobre esses assuntos já, ou se podemos desviarnos da "burocracia" por uns tempos.

    Também da jeito decidir se os debates passam a ser sempre semanais ou bi-semanais ou mensais. Por mim, vou para bi-semanais ou mensais, todas as semanas torna mais complicado tar presente em todos.
     
  17. Redius_Spid

    Redius_Spid Jedi Knight star 3

    Registered:
    Dec 16, 2005
    Sabes é que os debates sao tao fixes que tar a esperar 2 semanas é duro.
     
  18. doominator_69

    doominator_69 Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 2, 2006
    E que tal fazermos 1 debate sério por mês e depois termos conversas amigáveis todas as semanas?
     
  19. The_Crow

    The_Crow Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 10, 2006
    Parece-me razóavel, doom.
    Ou um de SW por mês ou dois, e depois ficam três ou dois para off-topics. Mas depois aqui penso que só deveram ser feitos resumos dos de SW. Quando tivermos isso tudo organizado, no príncipio de cada mês alguém pode postar logo os temas e datas para os debates do mês inteiro (acho que no principio do próximo debate devemos começar por ver como organizamos debates e depois sim ir pa tema SW (comecem a escolher um!!).
     
  20. _lordmaul

    _lordmaul Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Sep 21, 2005
    Falta o CR dar opinião. Eu sou a favor de dois debates de SW por mês no máximo e um no mínimo. De resto quem aparecer aos Sábados À noite pode sempre discutir outros assuntos sem ser SW, ou mesmo preparar outros debates.


    Eu como próximo tema voto no EU.
     
  21. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Para mim apenas os dois primeiros debates faziam sentido serem seguidos, daqui para a frente são livres, espontâneos e com a frequência que quiserem.

    Talvez mensais fosse uma boa ideia.
     
  22. Nes_Padawan

    Nes_Padawan Jedi Youngling star 3

    Registered:
    Jan 22, 2006
    Concordo com debate mensal garantido;dois por mês tambem não era má ideia,mas isso era algo que poderiamos combinar nas reunioes de sabado.Quanto a essas,acho excelente a ideia mas nao acho que seria necessario reunirmo nos todos sempre ao sabado,podia ser tambem outros dias!
     
  23. The_Crow

    The_Crow Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 10, 2006
    Então acho que deveríamos fazer um já este sábado, para combinar isso dos debates bem, escolher o próximo tema e data de debate. Isto ocuparia uns 10 min, no máximo. Depois, discutiríamos um tema especifico de SW. Por mim, vou para jogos ou comics (EU só é muito pouco especifico, pelo menos acho que deves escolher uma era, maul)
     
  24. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Este sábado não terei PC a essa hora. O meu monitor pifou.
     
  25. The_Crow

    The_Crow Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 10, 2006
    Como é então, debate mantêm-se?? Ou adiamos uma semana??
     
Thread Status:
Not open for further replies.