main
side
curve
  1. In Memory of LAJ_FETT: Please share your remembrances and condolences HERE

esclarecer incultos

Discussion in 'Archive: Portugal' started by MASTER_WINDU_21, Jun 13, 2005.

Thread Status:
Not open for further replies.
  1. MASTER_WINDU_21

    MASTER_WINDU_21 Jedi Youngling star 1

    Registered:
    May 30, 2005
    como e k eu leio num sitio destes k o anakin ficou mau de repente mas se viram o ep. I o yoda diz k sente medo nele, e aonde e k o medo leva? no ep.II ele mata os sand people por odio da morte da mae, aonde e k o odio leva? no ep.III ele sente medo pela morte da padme, isso leva aonde? ele torna-se um sith pra salvar a padme mas de facto foi isso k a matou. caricato nao?
    alguem escreve k o grito dele ficou mal, mas segundo o george lucas este berro e pra provar k ele ainda e humano. kem n sabe nao fale ta bem!!!
     
  2. Mara

    Mara Jedi Grand Master star 4

    Registered:
    Jan 7, 1999
    Este fórum é aberto a toda a gente, quer saiba mais ou menos de Star Wars, e mesmo a quem não goste, desde que siga as regras do sítio. ;) Isto é uma coisa que qualquer pessoa que tenha passado cá tempo suficiente sabe.

    Pessoal com a mania que sabe tudo há em todo o lado e é fácil de ignorar os seus posts mais convencidos, agora mandar calar quem quer que seja não me parece estar correcto até porque, como disse, há pessoas com vários 'niveis de conhecimento' do tema principal do fórum e és bem capaz de estar a ofender outros utilizadores com essas atitudes.

    Tem mais tento nos teus posts, por favor. ;) Há várias formas de mostrar que se tem conhecimento sobre dado tema e a maior parte delas não incluem estar a aborrecer os outros desnecessáriamente. :)
     
  3. Jadie

    Jadie Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Jan 9, 2005
    Tem mais tento nos teus posts, por favor. Há várias formas de mostrar que se tem conhecimento sobre dado tema e a maior parte delas não incluem estar a aborrecer os outros desnecessáriamente.

    Ditto.
    Expressar as tuas opiniões é uma coisa, mas chamar "incultos" aos poucos fans portugueses que postam aqui é abusar um bocado.

    Continuo a dizer que o Anakin se passou para o lado negro um pouco depressa. Foi tipo:
    Anakin: Já matei os Tuskens, o Dooku e agora matei o Windu... vou dar um óptimo Sith! [face_devil]
    Mas, como a Laya diz, o filme torna -se cada vez melhor à medida que o vemos mais vezes. Agora esta cena já não me parece tão forçada :)
     
  4. LaYa_

    LaYa_ Jedi Knight star 5

    Registered:
    Jul 21, 2003
    ^^ Concordo com o que elas disseram! :)

    alguem escreve k o grito dele ficou mal, mas segundo o george lucas este berro e pra provar k ele ainda e humano. kem n sabe nao fale ta bem!!!


    Bem, para começar cada pessoa tem a sua opinião. Se tu concordas e gostaste da cena do grito dele, tudo bem. Mas e como já referi, existem outras pessoas que viram o filme, têm diferentes opiniões e que talvez não gostaram dessa cena específica. Eu já vi o filme cinco vezes e continuo a achar aquele grito do Vader estranho. Talvez porque nunca o imaginei a dar um berro daqueles. O grito serve para provar que ele ainda é humano? Tudo bem. Entendo que sirva para isso. Mas acho que posso entender o porquê do grito e achá-lo estranho ao mesmo tempo... (posso, não posso? :p [face_thinking] -- Ya, posso. :p ).


    [face_peace]
     
  5. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Opiniões, Opiniões...

    São como o vento... lá dizia o outro...

    Sem dúvida que este post (sem moderador) dá vida a muitas discussões.
    Aquilo a que este newbie (tal como eu) se refere não passa de uma opinião, mesmo que seja o próprio Lucas a dizê-lo não passa da opinião dele. Eu próprio discordo de muitas opções técnicas dele e sobretudo ao nível do enredo. Por exemplo, já tive oportunidade de falar aqui da falta que faz a frase do Obi-Wan "come with me" ou algo parecida para o Anakin, fazendo ligação ao Regresso de Jedi quando Luke diz "Come with me father" e o Vader responde "Obi-Wan once thought as you do". Enfim, talvez na opinião de muitos é que isso é irrelevante, mas para mim não. Lucas deve ter uma terceira opinião, e depois? Eu tenho de pensar o mesmo que os outros? não! Isso chama-se Livre Arbítrio...

    Já agora uma sugestão. Para quem tem opiniões geradas APENAS do filme, eu sugiro a leitura do romance. Eu sei que o meio principal é, de facto, o filme, mas existem tantos pormenores que nos escapam porque existem muitas coisas que não se pode passar para filme, mas que as páginas impressas nos iluminam tão bem. É certo que um escritor tem liberdade de fugir à intenção de um autor, mas eu acredito que seja fiel, até porque tenho agora o Episode I, II e III em livro e digo-vos que a passagem para o lado negro do Anakin é muito mais complexa e os pensamentos que não lemos nos filmes são abertos nos romances de uma forma mais esclarecedora. É obvio que os "puristas" me vão atacar por este post, dizendo que o filme é que deve desvendar a história, mas eu pergunto o que seria dos fans de Star Wars se durante 20 ou mais anos não tivessem a BD e os romances para se entreterem?
     
  6. Believe

    Believe Jedi Youngling star 2

    Registered:
    May 21, 2001
    É natural que os romances sejam mais esclarecedores, mas minha opinião sobre a "passagem" demasiado rápida/fácil, prende-se mais com aspectos da construção do argumento ou da encenação e não propriamente da história. Acho que uns esgares de dor, mais umas lágrimas ou uns momentos de hesitação teriam dado mais verdade à cena.
     
  7. MASTER_WINDU_21

    MASTER_WINDU_21 Jedi Youngling star 1

    Registered:
    May 30, 2005
    ficaram mesmo mal humorados.
    n kero ofender ninguem mas pa como voces disseram cada um da a sua opiniao n?
    axo k fikei mal mas desculpem e so a minha opiniao
     
  8. MASTER_WINDU_21

    MASTER_WINDU_21 Jedi Youngling star 1

    Registered:
    May 30, 2005
    respondendo ja agora o anakin teve momentos de hesitaçao logo apos matar o windu (a melhor personagem) e disse "what have i done" e o sidious diz k ele estava a cumprir o seu destino, ele tava destinado a ser um sith mas a profecia n referia nada. volto a pedir desculpa se ofendi alguem!!!
    so novo aki e abusei
     
  9. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Lies and deceit are the ways of the dark side...

    Ou seja, o imperador mentiu ao Anakin ao dizer que ele cumpriu o seu destino por matar o Windu. O seu destino era ser "o que traria equilíbrio à força". Repararam? Dois Sith e dois Jedi, a força foi equilibrada, mas no fim é o próprio Vader que mata o Imperador, cumprindo por fim a profecia depois do imperador o ter enganado por dizer que podia enganar a morte e salvar Padmé...

    Don't underestimate the powers of the emperor...
     
  10. NapalmKing

    NapalmKing Jedi Youngling star 2

    Registered:
    Apr 22, 2002
    Um dos aspectos que eu gostei do RotS é o tio Jorge ter deliberadamente deixado muitas coisas à mercê da interpretação da audiência. Daí, tal como na trilogia Matrix, muitos elementos tem interpretações diferentes dependendo da pessoa, não existindo portanto o certo ou errado. Exemplo disto foi o que aconteceu ao Mace Winu. Da forma como ele saiu de cena, por assim dizer, pode levar a duas especulações, ou está morto ou vivo, sendo ambas completamente válidas.
     
  11. Believe

    Believe Jedi Youngling star 2

    Registered:
    May 21, 2001
    Mas o Mace vou como o Neo? O gajo morreu e ficou bem 'morrido'. Já no Matrix, não acho que tenham ficado interpretações à consideração do espectador, pq aquilo não teve pés nem cabeça nenhuma, e eu até gosto dos filmes ... O gajo deita raios pelas mãos fora da Matrix e nem seuqer se dão ao trabalho de dar pistas sobre isso?!?
     
  12. imperialredguard

    imperialredguard Jedi Youngling star 3

    Registered:
    Apr 19, 2002
    Por exemplo, já tive oportunidade de falar aqui da falta que faz a frase do Obi-Wan "come with me" ou algo parecida para o Anakin, fazendo ligação ao Regresso de Jedi quando Luke diz "Come with me father" e o Vader responde "Obi-Wan once thought as you do". Enfim, talvez na opinião de muitos é que isso é irrelevante, mas para mim não.

    Para mim tb não.

    Ainda no outro dia estava a pensar nessa...não devia gastar muitos segundos (dado que ao que parece o filmes são crnometrados ao milésimo) para pôr o Obi-Wan em Mustafar, antes do Duelo com o Anakin, a dizer "Come with me, Anakin [before is too late]..."ou algo do género...


    Já agora, já existe a edição PORTUGUESA do Livro?????
     
  13. Jadie

    Jadie Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Jan 9, 2005
    Não faço ideia Imperial. Ahh... vou lê-lo em Inglês... [face_mischief]

    E essa cena do "come with me" devia mesmo estar no filme. Mas, o senhor Lucas muda sempre os filmes antes de os lançar em DVD, por isso pode ser que mude isso também... (Eu juro por tudo o que é mais sagrado que quando vi o AOTC no cinema, o Anakin pedia para a Padmé não lhe chamar "Ani"!!! 8-} )
     
  14. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Meus amigos, isto é portugal. Eu tenho todos os livros em inglês porque até agora só vi o Episode I em português com capa dura de resto tanto os Episódios da trilogia original (com EXCELENTES TRADUÇÕES como: "ESPADA LASER" para "Lightsaber" ou "CRUZADOR ESTELAR" para "Star Destroyer") como o episódio II são de capa mole de bolso... :(

    Sugiro que se esforçem um pouco e comprem em inglês, vale a pena! E até é mais barato se mandarem vir pela Amazon.Co.Uk...
     
  15. MASTER_WINDU_21

    MASTER_WINDU_21 Jedi Youngling star 1

    Registered:
    May 30, 2005
    li tb os episodios todos mas em ingles axo k realmente vale a pena comprar completa io k se ve nos filmes. outra coisa e os desenhor animados star wars k tao no site oficial eles tb completam a historia
     
  16. NapalmKing

    NapalmKing Jedi Youngling star 2

    Registered:
    Apr 22, 2002
    As versões originais de qualquer livro são sempre melhores. Perde-se muito como a tradução, mesmo que esta seja cuidada, o que infelizmente é raro acontecer na tugalândia...
     
  17. Jadie

    Jadie Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Jan 9, 2005
    Mesmo que queira ler SW em Português só estão meia dúzia de livros traduzidos! [face_not_talking]
     
  18. LaYa_

    LaYa_ Jedi Knight star 5

    Registered:
    Jul 21, 2003
    Acho que só existem 11 livros de SW traduzidos em português. Pelo menos que eu tenha encontrado.

    Acho que a novelization de ROTS nem vai ser publicada na nossa língua, mas também, se fosse publicada tenho a certeza que os nossos maravilhosos tradutores iriam dar um sentido muito diferente a certas coisas... por isso, mais vale nem ser traduzida... lê-se em inglês (eu já li e gostei bastante!).
     
  19. imperialredguard

    imperialredguard Jedi Youngling star 3

    Registered:
    Apr 19, 2002
    A Europa-América tem traduzido alguns livros SW: Eu em 2002 comprei na Feira do Livro a versão portuguesa do AOTC...este ano acho é que está tudo muito atrasado...:rolleyes:

    Eu já li bastantes livros em Inglês, e tb aprecio mais...realmente as traduções portuguesas deixam muito a desejar:_|
     
  20. anya Skywalker

    anya Skywalker Jedi Master star 4

    Registered:
    Jun 14, 2000
    Até ao momento tenho apenas as novelizações dos 5 filmes em português... Suponho que a novelização do ROTS tambem seja traduzida e estou há espera disso para a comprar. É verdade que é sempre melhor ler os livros no original, mas a mim há sempre algumas coisas que me escapam quando estou a ler em inglês (existem sempre palavras que não conheço, por exemplo, e isso retira um bocado á compreensão do livro) se bem que raramente é algo de extremamente importante (que eu me lembre isso nunca aconteceu). De qualquer forma gosto de ler em inglês mas acabo sempre por comprar as traduções. Os meus pais não sabem inglês suficiente apra lerem um livro inteiro, e como cá em casa todos os livros são lidos por toda a gente (é só ver as reacções das pessoas quando alguem recebe um livro -- logo uma grande guerra para ver quem é que o lê primeiro ;)) não estou "autorizada" a comprar livros em inglês. :p
     
  21. Jadie

    Jadie Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Jan 9, 2005
    Tenho 6 livros SW em português e foi um sacrifício para os arranjar... Agora para encontrar uma loja em Portugal que os venda em Inglês... (Só me deparei com o Rebirth na Bertrand e com o Survivor's Quest na Fnac)...

    Decididamente prefiro comprar em Inglês e pela Amazon...

    Até a palavra "novelização" soa mal... :rolleyes:
     
  22. LaYa_

    LaYa_ Jedi Knight star 5

    Registered:
    Jul 21, 2003
    Exacto. Eu tenho as novelizações de TPM, AOTC, ANH, ESB e ROTJ em português, bem como "As Sombras do Império" (entre ESB e ROTJ), "Tréguas em Bakura", "O Dilema da Princesa Leia", e a Thrawn trilogy. E acho que são os únicos que estão traduzidos. Dava jeito que traduzissem mais... bem sei que as traduções por vezes não são muito boas, mas devia de ter uma certa piada ler os livros de SW em português. Mas enfim... não podemos ter tudo aquilo que queremos! [face_frustrated]
     
  23. MASTER_WINDU_21

    MASTER_WINDU_21 Jedi Youngling star 1

    Registered:
    May 30, 2005
    no colombo ha uma loja xamada tema k tem carradas de livros de star wars em ingles
     
  24. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    :) "Carradas" não será o melhor termo.

    Tem alguns, porque eles também não fazem milagres. Tem algumas revistas de Jogos de Cartas SW e encomendam algum (pouco) merchandising...

    Falha Grave! Não tem a revista oficial Star Wars que a BD Mania tem. Já refilei, mas os empregados além de antipáticos não gostam muito de fans. Gostam mais dos "Geeks" que compram as revistas e não refilam. Nem o Jedi Mind Trick funciona neles... Acreditem...
     
  25. MASTER_WINDU_21

    MASTER_WINDU_21 Jedi Youngling star 1

    Registered:
    May 30, 2005
    olha k n e assim. eu encontro mais livros star wars la do k na fnac
    tao todos em ingles
     
Thread Status:
Not open for further replies.