main
side
curve
  1. In Memory of LAJ_FETT: Please share your remembrances and condolences HERE

Jedia Apprentice - Livros e fics...Ah, e ...sou novata!

Discussion in 'Archive: Portugal' started by LuceFlores, Jan 24, 2005.

Thread Status:
Not open for further replies.
  1. LuceFlores

    LuceFlores Jedi Youngling

    Registered:
    Jan 24, 2005
    Olá a todos,

    Não fazia ideia que existiam mais fans de SW em Portugal.

    Começo pelas apresentações, sou a Luce, adoro SW e mais uns poucos de fandoms e já ando nisto há uns tempos mas sempre em estrangeiro...é engraçado tar a escrever isto em português.

    Fica só uma nota de que existem uns livro muito fixes (acho que não há traduzidos) sobre as aventuras do Obi com o Qui-Gon. Nunca li nenhum mas existem milhares de fics, algumas muito boas por aí sobre os livros.

    Que a força esteja convosco :)

     
  2. anya Skywalker

    anya Skywalker Jedi Master star 4

    Registered:
    Jun 14, 2000
    Bem-vinda, Luce!

    Espero que gostes deste cantinho Português, apesar das aparências ninguem morde nem corta cabeças. :D

    Quanto aos livros de que falas, os JA, tambem já ouvi falar deles... Mas não sou grande fã de EU (expanded universe) por isso nunca li nenhum. Sei por alto algumas coisas que se passam nos livros (principalmente acerca de alguns personagens, como o Xanatos, a Siri...) maioritáriamente através de FanFiction (sou viciada :D). A maioria de FanFiction que leio são AU's (alternate universes) baseados no trilogia original... Mas de vez em quando aparece uma fanfiction sobre as prequelas que chama a atenção... E pronto. [face_blush]
     
  3. NapalmKing

    NapalmKing Jedi Youngling star 2

    Registered:
    Apr 22, 2002
    Não fazia ideia que existiam mais fans de SW em Portugal.

    De facto existe muita gente estranha por este país fora... :p

    Mas bem-vinda. :)
     
  4. anya Skywalker

    anya Skywalker Jedi Master star 4

    Registered:
    Jun 14, 2000
    Realmente... Ainda existem pessoas que não sabem o que é essa coisa de Guerra das Estrelas.

    Por falar em esquesitices... [face_plain]


    ;)
     
  5. Baron_Ployer

    Baron_Ployer Jedi Youngling star 1

    Registered:
    May 5, 2004
    "A maioria de FanFiction que leio são AU's (alternate universes) baseados no trilogia original"

    Ora, uma discussãozinha sobre EU (love it)! Bem, "EU" é precisamente e nada mais que AU's. Ver, por exemplo, a série "Infinities" da Dark Horse. São tudo alternativas à série original (filmes). A única coisa que poderá diferenciar ? mas não qualitativamente ? as obras EU daquelas que chamas AU, é o facto de as primeiras serem licenciadas e terem sido aprovadas previamente pela LFL. As outras, são obras de fans. Muito boas algumas, aliás.

    Bemvinda Luceflores!
    Como vês, isto de SW em Portugal é uma espécie de Alcoholics Anonymous. Há muitos, mas nem todos admitem que padecem deste mal.

    Por onde costumavas andar, a propósito (se me permites a pergunta?)
     
  6. anya Skywalker

    anya Skywalker Jedi Master star 4

    Registered:
    Jun 14, 2000
    Ora, uma discussãozinha sobre EU (love it)! Bem, "EU" é precisamente e nada mais que AU's. Ver, por exemplo, a série "Infinities" da Dark Horse. São tudo alternativas à série original (filmes). A única coisa que poderá diferenciar ? mas não qualitativamente ? as obras EU daquelas que chamas AU, é o facto de as primeiras serem licenciadas e terem sido aprovadas previamente pela LFL. As outras, são obras de fans. Muito boas algumas, aliás.



    Os infinities chamaram-me logo a atenção, devido á premisa de AU. :D Infelizmente nunca li nenhum...

    Quanto ao resto do EU... Não é exactamente AU. A maioria do EU é constituido por histórias que têm lugar alguns anos após a conclusão da Saga no cinema, e que seguem uma difrecção mais ou menos comum. Existem imensas discrepâncias, muitos promenores que não batem certo entre livros de diferentes autores... Mas falando na generalidade a ideia do EU é a de contar, realmente, a história como se passou.

    Pessoas como eu não consideram o EU como cannon, como sendo realmentea última palavra sobre eventos após-filmes... Mas muitos outros acreditam que sim, e os debates sobre se o EU é cannon ou não são mais antigos que estes foruns. ;) Dizer que o EU é todo AU é estar a dizer que nenhum é cannon... O que não é bem visto por toda a comunidade. ;)

    A minha definição de AU prende-se com a Saga... AU é algo que acontece e que modifica a história da Saga como a conhecêmos (que é o que acontece nas histórias dos Infinities). Alguem que considere EU como cannon, ou que pelo menos siga a história como sendo "verdadeira" considera AU tambem qualquer elemento que altere a continuidade EU.


    Pelo menos é como eu vejo o assunto... Mais uma opinião aqui no meio de tanta gente. ;)
     
  7. Mara

    Mara Jedi Grand Master star 4

    Registered:
    Jan 7, 1999
    Bem, "EU" é precisamente e nada mais que AU's. Ver, por exemplo, a série "Infinities" da Dark Horse. São tudo alternativas à série original (filmes). A única coisa que poderá diferenciar ? mas não qualitativamente ? as obras EU daquelas que chamas AU, é o facto de as primeiras serem licenciadas e terem sido aprovadas previamente pela LFL. As outras, são obras de fans. Muito boas algumas, aliás.

    Não é bem assim: as Infinities são de momento *a* parte do EU que é AU. Tudo o resto que existe de ficção oficial, até que a LFL nos diga (de uma forma ou outra) o contrário, faz parte do universo de Star Wars normal. :)

    Um exemplo de algo que não era AU e que passou a ser, foram os contos que aparecem na revista Tales. Quem, como eu, leu os primeiros números provavelmente pergunta-se porque raios puseram aquilo como sendo Infinities, mas pronto, fica o exemplo de algo que realmente passou a ser considerado AU. ;)

    Falando de EU - gosto de alguns livros (ali a sra. Anya devia ler os do Timothy Zahn, que fazem juz à OT :), ou não fosse o Sr. Zahn o escritor que é ), mas também vejo que há muita palha por lá, nomeadamente a NJO que parece ser mais Star Trek do que Star Wars. Tive de largar esse arc a meio, porque aquilo era tão mau que até metia impressão. Os escritores resolveram não ligar a montes de coisas que tinham sido definidas antes (nomeadamente personalidades e coisas que as personagens pareciam ter-se comprometido a fazer futuramente) e fazer daquilo uma cowboyada sem sentido, com montes de pancada e que lá no meio só faltava alguém dizer a frase à lá DBZ 'Anakin, estás ainda mais forte!'. :rolleyes:

    Enfim, mas voltando aos bons livros que há : recomendo os 6 livros que o Timothy Zahn escreveu (vem um 7º das Clone Wars a caminho que deve sair este ano, penso eu) e que os leiam pela ordem cronológica. Outros bastante bons, especialmente se gostarem de humor, são os livros de X-Wing escritos pelo Aaron Allston ('Wraith Squadron', 'Iron Fist', 'Solo Command' e 'Starfighters of Adumar'). Para quem gosta de short stories, recomendo os livros (não comics) de Tales que há, especialmente 'Tales from Jabba's Palace', 'Tales from the Empire' e 'Tales from the New Republic'.
     
  8. Baron_Ployer

    Baron_Ployer Jedi Youngling star 1

    Registered:
    May 5, 2004
    Vêem como as pessoas ? quando devidamente espicaçadas ? até se manifestam como verdadeiros fans de Star Wars?

    Antes, isto até se ouvem os insectos a zumbir... Ou grilos, ou lá o que é (cri-cri-cri-cri) :)

    Hey ppl! Há por aí mais fans? Ou somos só 3 ou 4?
    (isot era eu a gritar com as mãos à frente da boca)
     
  9. Baron_Ployer

    Baron_Ployer Jedi Youngling star 1

    Registered:
    May 5, 2004
    "Pessoas como eu não consideram o EU como cannon, como sendo realmentea última palavra sobre eventos após-filmes... Mas muitos outros acreditam que sim, e os debates sobre se o EU é cannon ou não são mais antigos que estes foruns. Dizer que o EU é todo AU é estar a dizer que nenhum é cannon... O que não é bem visto por toda a comunidade."

    De acordo com a LFL, na pessoa do Pablo Hidalgo, apenas os 5 (em breve 6) filmes são considerados "canon". A tudo o resto convencionou chamar-se "EU". Esta é a posição oficial e tudo o que os fans digam é da responsabilidade de cada um, por si só.

    "Não é bem assim: as Infinities são de momento *a* parte do EU que é AU. Tudo o resto que existe de ficção oficial, até que a LFL nos diga (de uma forma ou outra) o contrário, faz parte do universo de Star Wars normal."

    Not quite, pelas razões que aponto acima.

    "Um exemplo de algo que não era AU e que passou a ser, foram os contos que aparecem na revista Tales. Quem, como eu, leu os primeiros números provavelmente pergunta-se porque raios puseram aquilo como sendo Infinities, mas pronto, fica o exemplo de algo que realmente passou a ser considerado AU."

    Podes deixar de baptizar de "AU" aquilo que todos (até os detractores) chamam simplesmente de "EU"?
    "Infinities" foi um nome dado por uma editora (Dark Horse) a todos comics que não seguiam a linha cronológica habitual, em continuidade (digamos que eram a derivação de uma derivação). Ou que, por questões de marketing (leia-se "money") e/ou de exposição a dar a novos autores, veiculavam short-stories.
    Os Star Wars Tales, a partir do último #21 inclusivé, deixaram de ser editorialmente o "desnorte" que sempre foram (apesar de algumas da histórias serem excelentes, não só narrativamente como na arte final) e passarão a integrar-se no "EU" de uma formal mais coincidente com as séries normais, mas com histórias em continuação ? tipo "Tin-Tim" ? através dos vários números (books, como lhes chamam).
     
  10. Mara

    Mara Jedi Grand Master star 4

    Registered:
    Jan 7, 1999
    De acordo com a LFL, na pessoa do Pablo Hidalgo, apenas os 5 (em breve 6) filmes são considerados "canon". A tudo o resto convencionou chamar-se "EU".

    EU != AU. A noção de 'Alternative' é que contenha factos que vão contra a timeline definida em coisas oficiais (daí a linha 'Infinities' ser AU e o resto das coisas oficiais serem EU). O facto de não ser canon também não faz com que as coisas se passem em universos alternativos. ;)
     
  11. Jadie

    Jadie Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Jan 9, 2005
    Bem-vinda Luce
    Também tou cá há pouco tempo e espero que curtas postar aqui tanto quanto eu.
    Nunca li livros Obi/Qui, mas acabei recentemente o "the approaching storm" e é bem fixe...

     
  12. LuceFlores

    LuceFlores Jedi Youngling

    Registered:
    Jan 24, 2005
    Tenho um LJ (LiveJournal)e paro mais por lá. Há uma comunidade muito boa com recomendações de fics (tpm-flashback). Os meus fandoms principais são Harry Potter, LOTR e SW-JA.

    Aparentemente os livros JA estão bem enquadrados com a trilogia, mas a maioria das fics que eu leio são AU's e slash. Como em tudo há muita parra e pouca uva. É preciso procurar.

    Parece-me que EU e AU são conceitos diferentes, a não ser que se considere, por exemplo: as fics que se designam como Harry Potter 6 por enquanto são EU's, quando sair o livro vão passar a ser AU's.

     
  13. WildSyco

    WildSyco Jedi Master star 3

    Registered:
    Apr 19, 2002
    Sê bemvinda ao nosso cantinho
    Espero que te divirtas tanto como nos e que faças bons amigos aqui :D
     
  14. jedypower

    jedypower Jedi Youngling

    Registered:
    May 1, 2005
    por falar em livros, comprei ja a alguns anos 3 livros fantasticos do mundo star wars e em portugues.

    os livros falam do pos do VI filme, ate davam um bom filme, passo a citar os nomes: um tambem e uma trilogia k tem o nome, 1- O Herdeiro do IMpério; 2- A ressureiçao da força negra; 4- A ultma ordem; estes livros sao de um escritor chamdo Timothy Zahn;
    tabem adquiri outro livro chamado o dilema da princeza Leia, este de Dave Wolverton.

    MAY THE FORCE BE WITH US
     
Thread Status:
Not open for further replies.