[Off-Topic] Discussão Semanal

Discussion in 'Portugal' started by Darth_En_Ghedi, Apr 15, 2007.

Thread Status:
Not open for further replies.
  1. doominator_69 Jedi Master

star 4
    Eu da minha turma não me posso queixar, é na grande maioria (uns 95%) pessoal fixe e não há aquelas mitras que eu costumava ter sempre lá pelo meio. Aulas em inglês até é bem capaz de ser giro mas eu gosto de português, desculpem lá.
  2. Darth_En_Ghedi Jedi Master

star 4
    Minha experiência:
    Portugal- Ensino secundário algo leviano, nada virado para o aluno, algo vago em termos de orientação profissional embora existissem psicólogos orientadores profissionais que me ajudaram bastante a definir o meu futuro.
    Não apreciei o facto de ter de me auto-motivar para continuar a estudar. Não houve incentivos ao estudo, excepto "se não acabas não tens trabalho". Hoje em dia isso é uma espada de dois gumes.
    No Ensino Superior ou se paga ou não se tem qualidade. Eu digo isto por experiencias, embora saiba de muitas escolas estatais com optimas condições. Simplesmente os melhores professores são os que são devidamente motivados. Ou seja, os que leccionam nos privados.
    Fui "obrigado" a frequentar um curso tecnico-profissional, esse sim teve grande valor na minha vida activa tanto social como profissional porque foi muito completo.

Dinamarca- Estive brevemente na Dinamarca, mais precisamente no norte deste magnífico país.
    Pelo que sei o regime escolar neste país é semelhante a todos os outros países escandinavos.
    Imaginem que um aluno desde que entra na escola preparatória recebe um... ORDENADO! É verdade. Os alunos são pagos para estudar. E não é uma coisa foleira como o abono de família em Portugal. Quando lá estive ganhavam cerca de 500 euros.
    Todos os campus em que estive, existia uma orientação profissional excelente num país em que a média de desemprego rondava os 2%. Todos os alunos que falei estavam com perspectivas de se tornarem ou engenheiros ou doutores, não conheci nenhum pouco motivado ou que perspectivasse uma profissão menor em termos de status. É certo que nem todos chegariam lá. Mas dá para perceber a motivação daquela gente.
    Tudo é ordenado, tudo é motivado... Mas depois tem a segunda maior taxa de suicídio da Europa depois da Suécia... Irónico é que em Portugal há quem se mate a trabalhar... lá matam-se por falta de interesse em viver...

Canadá- Não estive lá em estudo. Mas o que conheço do esquema de educação nos EUA é excelente. Mesmo em bairros pobres, os alunos possuem as melhores instalações a nível mundial para estudar. E não pensem que eles são todos americanizados, porque o esquema de ensino é muito mais pró-europeu que o americano. Estudam línguas, inclusivé o Português e são totalmente suportados financeiramente nos estudos. Simplesmente não pagam nada a nível de estudos.

Pelo que sei, Portugal está a tentar chegar ao nível do esquema económico Finlandês. É um passo de gigante. Em termos de educãção a União Europeia fez o "favor" de criar o processo de Bolonha que torna o nosso ensino muito mais aberto e até mais rápido em termos de tempo de concretização (doutorado em dois anos, Mestrado em três, em média) mas vai-nos continuar a faltar um factor de extrema importância... a MOTIVAÇÃO para estudar.
  3. _lordmaul Jedi Master

star 4
    Sim, isso é verdade, o pessoal estudante não gosta de estudar. Nem eu gosto.
    Em Portugal não existe aquela busca do saber, não nos esforçamos para ser mais do que somos.

Eu digo isto por experiência própria. Quem é que é o tipo que, num dia de Sol, fica em casa a "marrar"? Ninguém gosta disso, portanto todos vemos isso como um sacrifício, quando, na maior parte das vezes, devia ser um motivo de alegria saber que nos aplicamos para evoluir.

Eu, apesar de não gostar de estudar, conheço a motivação que leva quem gosta a estudar. Uma das coisas que eu aprendi a tocar piano foi isso mesmo, a motivação para estudar, o gozo que se tem ao estudar determinado assunto.

É verdade, não fazia a mínima ideia de que na Dinamarca os alunos eram pagos para estudar :p lol Acho que ainda falta muito a Portugal para chegar a esse assunto.
  4. Turista_espacial Jedi Knight

star 2
    A falta de motivação realmente é verdade. Quando fui para o 10º só me aguentei ate ao final do 1º trimestre. É verdade que houve outros factores pessoais que me fizeram desistir, mas se tivesse tido mais apoio por parte dos professores, talvez. não teria desistido. mas devo dizer que no ensino para adultos é a mesma coisa. Uma pessoa fz o esforço de ir para as aulas depois de um dia de trabalho e somos tratados como se fosse-mos uns adolescentes preguiçosos porque os professores não sabem fazer distinção entre ensino para adolescentes e ensino para adultos.
  5. Darth_En_Ghedi Jedi Master

star 4
    Não é necessário que todos participem neste tópico, mas não acredito que não hajam mais opiniões.
  6. Turista_espacial Jedi Knight

star 2
    Acho que ja quase todos deram a sua opinião neste tema.
    Hoje é dia 8, não está na altura de mudar de tema?

Proposta: Quem odeia a queima das fitas mais do que eu?

Não é para levar a sério, foi só para desabafar...:p
  7. _lordmaul Jedi Master

star 4
    A mudança de tema é amanhã ou na segunda :p

A queima das fitas, huh? Nunca fui a nenhuma, mas ouvi dizer que é muito muito louco :p
  8. Darth_En_Ghedi Jedi Master

star 4
    Tema para esta Semana de 14 - 20 de Maio.

"Clubes de Fãs"

Espero que colaborem sinceramente com os vossos insights.

Peace [face_peace]
  9. _lordmaul Jedi Master

star 4
    Clubes de Fãs... lol Nem sei o que dizer :p Pela pequena experiência que tenho em "tentar criar" um digo que não é nada giro :p

Mas fora do nosso país é algo que tem muito sucesso. Agora não tenho muito tempo, mas depois dou a minha opinião neste assunto ;) Comentem.
  10. Turista_espacial Jedi Knight

star 2
    Clubs de fãs em portugal ha muitos e bons. Temos, por exemplo, o club de fãs desse grande artista que é o Tony Carreira. Já viram o site oficial? É um espetaculo...[face_mischief] Sabem quantos almoços fazem por ano? vejam lá no site. Isso sim é que é um verdadeiro clUb de fãs. Mas por enquanto não vou dizer mais nada.
    Reforço os posts anteriores. COMENTEM
  11. Darth_En_Ghedi Jedi Master

star 4
    A minha passagem rápida (um ano e tal) por um determinado clube foi interessante travar conhecimento com outros sócios com os mesmos gostos.
    Infelizmente, penso que em Portugal ninguém gosta muito de responsabilidades sobre algo que não lhe garanta resultados directos.
    O caso mais premente é a elaboração de um clube.
    Geralmente passa sempre pela iniciativa de uma unica pessoa que, desamparada na maioria dos casos, leva tudo e todos por arrasto com o seu carisma/iniciativa/força de vontade.
    Mas o risco é que o clube deixe de parecer um clube e se assemelhe mais a uma seita com o seu líder.
    Não que esse o queira, mas porque os outros se habituam a "ver fazer".
    Para os de fora parece que só há um membro... o tal que posta quase diáriamente no blog ou o tal que faz os emails e cartas ou as recebe... o tal que assina sempre por baixo.
    Não seria negativo, reparem, se isso fosse sintoma de uma fase. Mas quando se torna uma constante, é grave e desvirtua o conceito de um clube na plenitude do seu conceito.
    Todos pelo mesmo objectivo...
    Aconteceu com a Fan Force e vai sempre acontecer com qualquer outro clube em Portugal... Simplesmente a inércia ganha sempre.
  12. _lordmaul Jedi Master

star 4
    lololololololololololololol It's life... It's the tuga life.... :(

Se formos a ver bem, clubes até dão muito dinheiro em Portugal. Mas são clube de FUTEBOL! E são só 3 :p Esses três clubes é que são, captam a atenção de 3/4 do país e fartam-se de ganhar dinheiro :p
    Mas não passa disso. Quer dizer, até passa quando falamos naquilo que a Turista disse. A música pimba também dá dinheiro em Portugal. Peço desculpa a todos os fãs de pimba. :p

Em Portugal as pessoas gostam de seguir com a sua vida e não ter que trabalhar mais. Nem que seja trabalhar por aquilo que se gosta.... Isso simplesmente não acontece. É um facto com o qual nós temos que viver e que se replete por todo o nosso país, mesmo no governo e outras "instituições".

O que é que há mais para dizer?
  13. Darth_En_Ghedi Jedi Master

star 4
    Pelos vistos nada.
    É sempre assim que se pauta o Fan Force Portugal...
  14. doominator_69 Jedi Master

star 4
    Aqui vai.
    Eu pessoalmente não encaro o clube (site e blog) como uma prioridade na minha vida(e acho que não sou o único), gosto do fórum e venho aqui porque gosto das pessoas que o frequentam e de trocar opinião com elas, quer seja de SW quer não, mas é claro que gostava que o Clube evoluísse e estou disposto a ajudar no que puder mas para mim não é assim tão importante [face_peace].
    E não tenho muito mais a dizer.
  15. The_Crow Jedi Master

star 4
    Acho que nunca estive num Fan Club antes de estar neste. Tive em alguns fórums dedicados a coisas especificas, encontrei-me ou fiquei amigo via internets de algumas das pessoas desses forums, mas não considero que nenhum deles fosse verdadeiramente um Fan Club.
    Aqui estou agora num. É uma experiência interessante. O que me pareceu difícil não foi propriamente a criação dele (até porque somos um Fan Club não-oficial perante os senhores responsáveis pelas coisas das quais somos fans), mas sim o que fizemos depois da criação, que estamos a fazer agora, torna-lo numa coisa interessante para as pessoas de fora e torna-lo mais complexo. E é isto.
    Também já fui sócio do Benfica (fizeram-me sócio quando nasci e fiquei até começar a pagar quotas, eu sou do Sporting) e do Belenenses (meu 2º e último clube português, mas era sócio mesmo só porque estava lá na natação), mas pronto.
  16. Darth_En_Ghedi Jedi Master

star 4
    [ironia] Gostei da reacção "não encaro o clube como uma prioridade na minha vida"... [/ironia]

Quer dizer que seja o que for a que demos importância ou é prioritário ou não é? Isso não é bem assim.

Só confirma o que sempre disse do pensamento geral: Se não dá dinheiro ou outra compensação não é prioritário.

E é algo contraditório dizer-se isto e depois depois dizer que pode-se contar com a pessoa em caso de ajuda.

Não te preocupes doom, não é pessoal, é que todos pensam assim. Penso que serão poucos a levar isto a sério.

AH! E não é preciso ser "prioridade"... por favor... bastava dar um pouco. Há aqui pessoas que pouco ou nada deram. E das que deram a maioria só deu no arranque e depois desvaneceu..
  17. doominator_69 Jedi Master

star 4
    lol, já estava à espera desse tipo de resposta mas se não disse-se nada era capaz de ser pior.[face_peace]
  18. Turista_espacial Jedi Knight

star 2
    Ja estava a espera que este tipo de comentarios começasse. Quando eu mostrei o fan club do Tony foi para que vissem que existem garandes fan clubs em portugal. Apesar de ser um club de musica "pimba" é um grande club onde todos estão juntos por um "bem" comum. As fans encontram-se regularmente em almoços e juntam-se para irem aos concertos pelo pais e pela europa. É assim que um club funciona. Todos juntos por uma coisa que amam. Sei que não é facil para todos se juntarem, mas não digam que é pelas distancias, hoje já há autoestradas e transportes para todo o lado, principalmente para as grandes cidades. Se o club não é prioridade não digam que estão interressados e que querem ajudar, porque isso só complica para aqueles que querem realmente trabalhar para a construção do club.

Não é tudo o que tenho para dizer, mas não quero correr o risco de ofender alguem, por isso termino aqui os meus comentarios sobre este topico.
  19. _lordmaul Jedi Master

star 4
    Por muito que custe ouvir isso, o Ghedi tem razão. Resta saber então que conclusão é que se pode tirar disso... (para além do que já foi dito)
  20. doominator_69 Jedi Master

star 4
    Haver há, mas não são grátis e eu não sou maior por isso não posso ir para Lisboa sempre que me apetecer(claro que a seguir vão dizer o mesmo por mais que eu diga que não tenho disponiblidade, oh well). Então vá, para aqueles que é uma prioridade desejo-vos boa sorte mas parem de pressionar os outros a pensarem como voces. Eu também tinha mais para dizer(a anime weekend não era SW porque? não é em lisboa?). Peace..
  21. Darth_En_Ghedi Jedi Master

star 4
    Eu era puto metaleiro e um dia soube que uma banda que eu gostava vinha pela primeira vez a portugal.

Azar dos azares vinham ao Porto.

Sem cheta e sem autorização formal dos meus pais, estava bem lixado.
    Lá convenci os meus velhos a darem-me 2 contos e meti-me num Alfa para o Porto com outro amigo.

Não conhecia o Porto, não tinha dinheiro para mais nada senão almoçar e comprar o bilhete do concerto (além do bilhete de ida e volta do comboio).
    Fui e vim no mesmo dia. O concerto foi um show e nunca mais se repetiu em Portugal com os contornos que nós assistimos.

Tinha 16 anos.

Não me falem de dinheiro e outras cenas. Eu quis ir porque queria MESMO ir. E consegui. Foi uma vez na vida. Dei por muito bem empregue. Posso dizer que os meus pais ficaram com o coração nas mãos e tive de gastar 50 escudos só para dizer que tinha chegado bem.

O que vos foi pedido não tem nem metade do perigo ou gastos que eu ilustrei. Mesmo assim acham que não dá.

O lx_trooper tem uma optima expressão para isso: "Queres ir vais, comes menos pizzas e vais menos ao cinema".

De Facto... Os sacrifícios fazem-se pelo que se gosta...
  22. doominator_69 Jedi Master

star 4
    Essa história é parecida com aquela do puto ainda mais novo que esse, 15 anos que após umas 100 conversas com os pais lá os conseguiu convencer a deixarem-no ,com dois amigos, a Lisboa e que até hoje anda a ser maçado por causa disso, acho que se ele voltar a fazer o mesmo os pais são capazes de lhe cortar o pescoço, não arriscava no lugar dele.
  23. r41mundo Jedi Youngling

???? 2000$00=?10 Nem chega para ir d quim até Lisboa xDxDxDxDxDxD mas está bem...perigo? Lá agora...

lol Mas isso dos sacrifícios é relativo...n conheces bem os encarregados de educação aqui de *bizeu* nos pedimos pa ir a Lx e eles fazem-nos a nós o que Viriato fez aos Romani lololol
  24. Darth_En_Ghedi Jedi Master

star 4
    Doom, eu não conto histórias, ok? Se te identificas não faças comparações, cada caso é um caso, infelizmente perdeste o ponto... como sempre...

Raimundo, não me lembro do preço do bilhete ao certo. já foi há mais de 12 anos...
  25. _lordmaul Jedi Master

star 4
    Tema novo ;)

O Futebol em Portugal, em particular o campeonato que passou.

Qual o vosso clube? O que fizeram para "lutar" por ele? Foram ao estádio ou ficaram em casa a ver ROTS? E o dia de ontem? Ah pois é...
    Falem à vontade: Com futebol o povo não se cala...
Thread Status:
Not open for further replies.