main
side
curve
  1. In Memory of LAJ_FETT: Please share your remembrances and condolences HERE

[Off-Topic] Discussão Semanal

Discussion in 'Archive: Portugal' started by Darth_En_Ghedi, Apr 15, 2007.

Thread Status:
Not open for further replies.
  1. The_Crow

    The_Crow Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 10, 2006
    Bem-vinda Ema!!

    Boa avatar:D
     
  2. Redius_Spid

    Redius_Spid Jedi Knight star 3

    Registered:
    Dec 16, 2005
    Olá Ema, espero que gostes aqui do nosso lugar, qualquer coisa é só perguntar.;)
    MTFBWY!
     
  3. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Discussão para esta semana:

    O Coleccionismo em Geral em Portugal
    Quem gere, quem fomenta, quem consegue?
     
  4. The_Crow

    The_Crow Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 10, 2006
    Olha quem é ele. Jovem, você tem andado meio desaparecido destes sítios.

    -------//-------

    Ora, coleccionismo.
    Não faço ideia quem gere. BDMania, Tema...?? Quem fomenta?? Depende do coleccionismo que estamos a falar. Se falarmos em relação a ficção-cientifica, pouca gente. Quem consegue?? Eu, embora não em todos os aspectos que queria.
    Eu comecei em pequeno a coleccionar várias coisas. As duas dignas de menção são: os artigos ou mesmo revistas/jornais inteiros sobre diversos assuntos que me interessam (muitos de SW, mas acho que mais de Nirvana); BDs da Disney, tenho quase 300, a mais antiga do fim dos anos 60, se não estou em erro, mas a maioria é dos 80's. Coisas relativamente fáceis de coleccionar (pronto, BDs antigas nem tanto, nem a Disney Portugal tem BDs anteriores ao fim dos anos 80 nos arquivos).
    Falando de SW especificamente. Graças a esta experiência em BDs, comics de SW foi algo que me convenci facilmente a comprar e coleccionar. Entre o fim de 2005 e o fim de 2006 passei a ir pelo menos uma vez por mês ao Chiado com a Nes (ela escolheu grande parte das comics que comprei), à BDMania. Entretanto parei por uns meses, ainda tenho algumas aqui por ler. Trato delas no Verão e provavelmente devo voltar a estes passeis mensais no Outono de 2007. Nos meses depois de RotS estrear e quando descobri EU e lojas especializadas em coisas de coleccionismo em Lx fiz alguns planos para coleccionar action-figures no meu quarto, numa vitrina ali para o canto. Mas, se as comics já são caras, nesta área eu não tinha muitas hipóteses. Cheguei à conclusão que não trabalhava e só com a mesada nunca iria progredir com a colecção muito depressa, e não tava com paciência pa ter vitrina quase vazia durante meses. Por isso, além das comics, continuei nos livros, jogos e enciclopédias (além dos DVDs). E parece-me que fiz bem. Se era "giro" ter umas quantas action-figures, é bastante mais interessante ter material que além de aumentar o nosso espólio de SW, nos ensina novas coisas sobre este Universo. E é isso que estes materiais fazem. Talvez me vire para coisas mais nerds daqui a uns anos, mas agora estou bem assim (e já tenho busto de Vader e action-figure de New York[face_flag] do rodian que nem teve tempo de disparar).
    Finalizando, as únicas novidades na colecção nos últimos meses foram o Shadows of the Empire na feira do livro e Star Wars - The Best of PC. Além disto e das comics, ainda tenho aqui muitas coisas que ainda não explorei convenientemente, por isso por enquanto dinheiro pode ir pa ourtas coisas.
     
  5. _lordmaul

    _lordmaul Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Sep 21, 2005
    Coleccionismo, huh? Só me lembra do tesourinho deprimente :p

    Eu vou ser sincero convosco e digo-vos que a única coisa que eu colecciono é só mesmo Star Wars. Só até uns anos atrás é que comecei a encarar isto como 'coleccionar'. Não sei o que é que eu pensava disso, mas não era coleecionar de certeza. ;)
    Desde miudo que arranjo coisas de SW. Então lá para 2004, quando descobri o EU, a minha livraria de SW deu um pulo. lol
    No Verão do ano passado comecei a fazer uma base de dados no Access com tudo o que tinha de SW, mas acabei por desistir... Pode ser que qualquer dia pegue nisso :p

    Agora, o que é que eu colecciono de SW? Ao contrário de muitas pessoas eu não compro bustos nem action figures... Tudo o que tenho de 'bonecos' era de quando era miudo. E acreditem que tenho uma grande colecção de MicroMachines de SW :p


    De resto não colecciono mais nada.... A minha paixão é só SW :p

    Respondendo às perguntas do tema em particular:

    1-Quem gere? Quem vende... No caso de SW aponto para a Lucasfilm. Também podemos ver isto de outro ponto de vista também mais geral em que nesse caso quem 'gere' pode ir desde o Toys 'R Us a uma alfarrabista... lol

    2-Quem fomenta? Os media e, muitas vezes, também quem vende. E, noutros casos, quem colecciona também fomenta.

    3-Quem consegue? Em principio toda a gente... Mas é óbvio que uns conseguem mais do que outros.
     
  6. Nes_Padawan

    Nes_Padawan Jedi Youngling star 3

    Registered:
    Jan 22, 2006
    Eu gosto de coleccionar tudo o que esteja relacionado com musica.Faço colecçao de vinis,mas infelizmente não tenho tido dinheiro para comprar.
    Sinto me atraída por coisas que digam respeito a interesses meus,SW é uma delas; contudo só mesmo a musica justifica que gaste algum dinheiro e me comprometa a coleccionar.
    SW tem coisas lindas,adorava ter uma boa colecção de action figures,mas infelizmente para o poder fazer tinha de ter mais dinheiro disponível.
    Tambem gosto de cromos,postais, fotografias e cartazes ou posters grandessss.Postais no geral é de cinema.
    Tenho varios postais de SW.Filmes e uma BD,lol.Muito pouca coisa.

    1-Quem vende?
    Concordo com o Maul, no que diz respeito a Lucasfilm e Toy R us.No caso desta ultima é mais virado para action figures porque acho que para BD's é sem duvida a BDmania como o Crow disse.Pelo menos cá...A Tema também vende,todos sabemos aqui nao e?:)

    2- Quem fomenta?
    Ora bem, sem duvida quem vende.Acho que isso é logico,contudo não sei exactamente.Acho que cá existe pouco "fomento",alias só sabe que as coisas existem quem tem interesse nelas.

    3- Quem consegue?
    Bem,quem pode e quem quer muito mesmo.
    Porque coleccionar algo implica dedicaçao e atençao ao que coleccionamos, em ver sempre o que há de novo.Acho que uma dinheirinho de parte ajuda sempre tambem :p
     
  7. The_Crow

    The_Crow Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 10, 2006
    Não é preciso agradecer:p
     
  8. cesarcl

    cesarcl Jedi Youngling

    Registered:
    May 29, 2007
    Eu nunca fui muito de colecções, mas à uns tempos atrás (2 ou 3 anos) encontrei no eBay um brinquedo que em puto sempre quis ter : O Landspeeder do Luke. Quando o vi, tive de o comprar. Depois precisava de umas figuras para pôr lá dentro, e foi assim que se iniciou a minha colecção. Neste momento já tenho cerca de 60 figuras, todas vintage, em mint condition e com armas originais, com destaque para algumas da serie POTF (last 17) que são um bocado raras e para um blue snaggletooth, que é realmente uma das figuras vintage mais raras. Tambem tenho algumas naves e alguns blisters modernos. Para financiar a minha colecção vendo alguns itens de star wars vintage no eBay ( se quiserem ver a minhas coisas o meu nick é: sw.pt ) .

    Em relação ás perguntas:

    Quem gere ?

    Acho que ninguem gere o coleccionismo em Portugal. Essa tarefa estaria guardada para um eventual clube, mas de momento não existe ninguem que realmente una e organize os coleccionadores de Portugal.

    Quem fomenta ?

    O grupo que montou a exposição no CCC tentou fomentar, mas a impressão com que se fica é que os coleccionadores têm pouca disponibilidade para estas actividades. Dos muitos coleccionadores que conheço, nem metade passaram por lá para ver a exposição. Contudo durante a exposição consegui conhecer meia dúzia de coleccionadores que estavam "desligados" de qualquer outro contacto, e só por isso valeu a pena.


    Quem consegue ?

    Não haja duvida que este é um hobby um pouco caro, talvez não esteja ao alcançe de todas as bolsas, mas por exemplo no caso das action figures, se em vez de as comprarem na embalagem original, as comprarem "loose", já sai consideravelmente mais barato, e continua a ser uma colecção porreirissima.

     
  9. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Esta é uma optima discussão.

    Gostaria apenas de acrescentar que é preciso uma loja em Portugal (vulgo Lisboa, visto o "Mundo Fantasma" ser um mundo à parte lá no Porto, contaram-me... não sei) QUE SAIBA MESMO DO QUE O FÃ QUER.
    Ou pelo menos, empregados menos gays ou menos freaks... Não é ofensa a ninguém e a todos no geral.
     
  10. The_Crow

    The_Crow Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 10, 2006
    Já têm dito aqui muito mal dos da BDMania, mas sinceramente não percebo porque, eu acho-os bastante normais e bons empregados. Estranhos eram aquelas daquela loja onde a Nes me levou (Nes, nome??), mas era só porque pareciam fans de Heavy Metal, de 50 e tal anos, numa loja de "brinquedos", lol (o tempo todo que tivemos lá tivemos a ouvir um albúm dos Motörhead).
     
  11. Redius_Spid

    Redius_Spid Jedi Knight star 3

    Registered:
    Dec 16, 2005
    O empregado da Mundo fantasma é daquele genero de pessoa que se houvesse um premio de maior nerd do pais ele era capaz de ganhar, dessas pessoas é que o pais precisa!=D=
     
  12. Turista_espacial

    Turista_espacial Jedi Youngling star 2

    Registered:
    Feb 15, 2007
    HEHEHE!!!!!!!
    Mundo Fantasma é o melhor. Acho que diviam vir cá so para conhecer... é uma ideia, não sei, talvez...
    Realmente o empregado é um grande conhecedor de SW. Qualquer divida é só perguntar, de certeza que ele sabe a resposta.

    Quanto ao tema da semana.
    Bem, não me posso chamar de colecianadora de SW pois ainda não tenho muitos itens, mas pelo menos ja tenho um sabre, não é nada de especial, mas é um sabre do Anakin, e muda de cor, tanto da azul como vermelho, além de algumas bds. É um começo.
    Colecionar, cofesso que coleciono carteiras, adoro carteiras, não sei quantas tenho, mas de certeza mais de 20. De todos os materiais e feitios. É uma loucura.

    Quem gere ?
    Bem, acho que as lojas, virtuais ou fisicas. Só é possivel comprar o que está a venda.

    Quem fomenta ?
    Os media, defenitavente. As lojas, claro, pelo lucro, nunca pelo interesse dos colecionadores.

    Quem consegue ?
    Como alguem disse, é um hobby caro, não é para qualquer bolso, mas acho que quem corre por gosto...
     
  13. _lordmaul

    _lordmaul Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Sep 21, 2005
    Bem... Houve aqui umas diferenças na opinião. Principalmente o comentário cesarcl que viu isto de um modo mais específicio e 'regional'.

    Todos nós vimos isto a um nível muito geral. O cesarcl não. Ele foi exactamente ao nosso caso que, afinal de contas, era onde se queria chegar. :p

    Quem gere colecções de SW em Portugal?
    Sim, um eventual clube. Se esse clube tiver como principal objectivo o mundo das colecções de SW, o ideal seria associar-se a uma loja especializada nisso. Neste caso passaríamos a ter uma loja responsável (em associação com o clube claro).

    Quem fomenta colecções de SW em Portugal?
    Depende do ponto de vista. Eu acho que quem fomenta é, essencialmente, quem quer vender. Mas claro que há outro lado que nós podemos ver, que foi o lado referido pelo cesarcl. A exposição promovida pelo SWCC teve como objectivo fomentar as colecções de SW em Portugal. Mas este objectivo não tinha interesses monetários. Bem pelo contrário, tinha interesses EXACTAMENTE IGUAIS aos nossos, que é espalhar o interesse em SW por todo o nosso país.

    Quem consegue coleccionar SW em Portugal?
    Bem, coleccionar SW já não dá assim para qualquer um. lol É óbvio que o factor dinheiro influencia MUITO este tipo de colecções. Principalmente porque para se coleccionar SW convém ter PELO MENOS UM filme de SW em casa (VHS ou DVD), que ainda custam alguma coisa... Se bem que eu agora fico triste por ver aquilo barato demais na fnac :p lol
    Mas há outros factores. Principalmente o conformismo. Há aí muito pessoal que tem vergonha de coleccionar SW(isto também dava um bom tema semanal)... Mas, ao contrário do factor monetário que é irreversível em muitos casos, esta vergonha pode ser ultrapassada com a força de vontade, com o 'não-conformismo', ou então com o passar dos anos com a maturidade.
     
  14. The_Crow

    The_Crow Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 10, 2006
    :confused:
    What?? Vergonha de coleccionar?? Isso, sinceramente, acho que não existe. Quem quer mesmo coleccionar, colecciona. Eu não tenho problema nenhum em mostrar a minha pequena colecção, qualquer amigo sabe que eu adoro SW, chegam ao meu quarto e vêm logo o meu poster do Vader de 2 metros e o vinyl de 1977 (thanks ó Nês) em cima da mesa. E em relação a isto acho mesmo que não falo só de mim. Uma colecção é algo que na maior parte dos casos está em casa e só se mostra a quem se quer. Logo, mesmo que porventura haja vergonha, simplesmente há maneiras simples de não a mostrar a quem não se quer.
    Quando muito acho que algumas pessoas têm vergonha de andar na rua com um fato de SW ou assim. Eu não ia para a rua com um fato de piloto rebelde de certeza. Mas não era só por ser de SW: também não ia para a rua vestido da cabeça aos pés com o equipamento do SCP (mais depressa ia vestido de Vader). Neste caso talvez te dê razão, mas é uma coisa geral, não só de SW. E acho que as pessoas que gostam deste tipo de coleccionismo não tem problemas com isso, temos como exemplo o lxtrooper e resto da 501st.
    Agora, ter vergonha de coleccionar livros, action-figures, posters de SW, acho que não.
     
  15. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Pessoal!

    Eu e a minha mana fomos visitar a Mongorhead...

    Digo-vos...

    ESQUEÇAM A BD MANIA!!!!
     
  16. The_Crow

    The_Crow Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 10, 2006
    Hm, acho que a tal dos gajos do metal que tavam a ouvir Motörhead onde a Nes me levou é mesmo essa. Eu até ia lá mais vezes, mas a BDMania é mais central (não que essa esteja exactamente má localizada, mas pronto, a BDMania é a 5 minutos dos Armazéns do Chiado).
     
  17. macfly

    macfly Jedi Youngling star 1

    Registered:
    Nov 6, 2006
    O Coleccionismo em Geral em Portugal
    Quem gere, quem fomenta, quem consegue?

    desde puto que faço colecções, e á conta disso tenho um sotão cheio (com 200 carros da burago á escala 1/18)
    agora coleccionismo star wars? e em Portugal? isso é outra conversa...
    fui ontem a Lisboa e passei pela FNAC,e pela TEMA, venho de lá chocado. ora na FNAC um grievous sideshow a 743 euros um Darth Vader PF a 555 euros e um animated boba fett a 140 euros???????[face_hypnotized] [face_frustrated] mas que raio de preços são estes? isto é gozar com as pessoas,é mais do dobro (as vezes triplo) do que se consegue encontrar noutros paises.
    Como é que o simples mortal consegue comprar estes produtos? se calhar ficam tão desapontados com os preços que nem procuram noutros sitios.
    portanto eu não compro nada em Portugal até os preços baixarem! [face_shame_on_you]
    e o yoda life-size da Good and Evil a 1200 euros? quando já esteve em quase todas as lojas que conheço a 600 euros já com portes incluidos.??
    é uma vergonha.
    Eu felizmente consigo algumas coisas, nem todas se as empresas pagassem menos royalties ao sr.Lucas tb as cenas eram mais baratas, e ficavamos todos contentes.
     
  18. macfly

    macfly Jedi Youngling star 1

    Registered:
    Nov 6, 2006
    tens um blue snaggletooth vintage Cesar???
    ainda no outro dia tive a seguir um venda num forum em que essa pequena figura chegou aos 120 euros;)
     
  19. cesarcl

    cesarcl Jedi Youngling

    Registered:
    May 29, 2007
    Tenho dois.

    Mas um é para tentar vender em Londres.
     
  20. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Bom...

    Londres vai ser um pouco estranho.
    As celebrations tem espaços de coleccionismo para os fãs comprarem e venderes peças.
    Não sei se esta na Europa não é assolada pelas regras europeias extremas e não se vai estragar tudo.
    Mas a haver, deve ser um espaço muito interessante.
     
  21. cesarcl

    cesarcl Jedi Youngling

    Registered:
    May 29, 2007
    Tentei saber mais alguma coisa sobre essas feiras de trocas/vendas mas não consigo descobrir nada. Se encontrares manda para mim, por favor.
     
  22. _lordmaul

    _lordmaul Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Sep 21, 2005
    Bem, não fazia a mínima ideia que os preços da Fnac e Good 'N Evil fossem assim tão maiores que o normal... Tens imensa razão naquilo que disseste MacFliy, relativamente a esses preços assustarem o coleccionador comum que depois já nem vai procurar mais...
     
  23. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Good N Evil é absurdamente caro.

    Mas eu já descobri porquê!
    Nem é porque querem fazer dinheiro fácil, também é verdade, mas é porque são muito maus a encontrar fornecedores!
     
  24. The_Crow

    The_Crow Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 10, 2006
    Então, e qual é o tema desta semana??
     
  25. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Tema desta Semana:

    Férias!
     
Thread Status:
Not open for further replies.