main
side
curve
  1. In Memory of LAJ_FETT: Please share your remembrances and condolences HERE

Tradições Natalicias

Discussion in 'Archive: Portugal' started by anya Skywalker, Dec 15, 2002.

Thread Status:
Not open for further replies.
  1. anya Skywalker

    anya Skywalker Jedi Master star 4

    Registered:
    Jun 14, 2000
    Todos as temos, quer sejam os jantares com a familia toda (mãe, pai, tio, tia, primo, avó, abvô, bisavó, gato, cão, aquele primo que ninguem sabe de onde é...) ou abrir as prendas a uma certa hora.

    Quais são as vossas? :)

    Aqui em casa costumamos jantar com a família mais próxima e abrir as prendas bem antes da meia-noite (não aguentamos :p). Temos sempre salgadinhos, carne assada, chocolates, rebuçados, etc, para irmos petiscando pela noite fora, e normalmente a televisão ligada num filme que seja mais ou menos interessante.

    Ah, temos tambem a árvore de natal, por baixo da qual ficam, normalmente, os presentes. Este ano está um pouco vazia nessa zona, com a prenda de natal já a funcionar. ;) O presépio tambem costuma ficar lá ao pé, mas este ano não o montámos.

    E pronto, são as nossas tradiçõezitas. Agora é a vossa vez. :D
     
  2. AlmaMavisTaraza

    AlmaMavisTaraza Jedi Youngling star 3

    Registered:
    Aug 29, 2002
    eu contava, mas não vos quero chatear até à morte com a patética existência dos habitantes desta casa :D
     
  3. DarkWoman

    DarkWoman Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Jan 31, 2002
    Normalmente há um jantar de bacalhau ou algo que o valha (às vezes é cabrito).

    Depois de jantar abrimos os presentes que estão em baixo da árvore de Natal (que tradicionalmente era smp montada pelo meu pai e por mim, mas que nos últimos anos tem sido só montada por ele por falta de tempo na época natalícia - demasiado trabalho académico nessa altura :( ) e depois ficamos a ver TV ou isso.

    Desde há uns anos para cá eu tenho ficado a ler ou na net em vez de ver TV. :p


    Alma: põe as tuas tradições natalícias. :)
     
  4. AlmaMavisTaraza

    AlmaMavisTaraza Jedi Youngling star 3

    Registered:
    Aug 29, 2002
    you were warned :D
    a véspera é um dia como todos os outros. o jantar depende das actividades do dia...se a minha mãe e avó passaram o dia enfiadas na cozinha a fritar filhozes e sonhos, come-se uma sopinha e já tá. se não (ultimamente têm tentado evitar essa agradável actividade), comemos bacalhau cozido (*monochordic yay*). depois do jantar, refugio-me no meu quarto da fumarada horrenda das cigarrilhas do meu padrasto, e daquela tendência dele de andar a mudar sempre de canal...especialmente quando eu começo a ficar interessada no que está a dar. quando a minha avó se farta do fumo e decide refugiar-se tb no quarto dela, abrimos as prendas (caso já não tiverem sido abertas) e vai cada um pra seu lado, uns na sala a ver tv, outra no quarto a ver tv/dormir, outra a aproveitar a escarsa população na net para downloadar tudo e mais alguma coisa a velocidades estonteantes.
    no dia seguinte, acorda-se às tantas e come-se leitãozinho assado (a tradição que se lixe - me like roast baby pig :D). de tarde limitamo-nos a existir por aqui. [face_plain]
    quanto a decorações...não temos muito espaço...mas arranjava-se. como qualquer quebra da rotina é tratada como praga divina/ calamidade nacional, já desisti de sequer mencionar "armar a desgraçada da arvore". por isso, há uns anos ainda tivemos arvore e presépio...depois tivemos apenas umas pequenas decorações...este ano absolutamente NADA. se não passassem tantos anuncios ao desgraçado do nenuco (odeio bonecos daqueles. mas isso é conversa pra outro post) na tv ninguem diria que era natal.
    ou seja, tradições de natal não temos. só inércia crónica, neuroses várias e uma grande necessidade de prozac.
     
  5. WhiteHorse

    WhiteHorse Jedi Master star 4

    Registered:
    Apr 3, 2002
    A minha tradição natalicia tem-se vindo detiorando com o passar dos anos.
    Neste momento, eu já só tento passar a noite o mais facilmente e rápido possível, not at all exciting. Apenas vale pelos dias de férias q se tem.
    No tree, no presents under it (maybe a "snow man" made by my mother). Just be with the family, and eat the stuff that appears on the table... but i prefer to go outside and look at the stars, quietly. I have greater peace then. It's nice when you can see a falling star at mid-night.
     
  6. anya Skywalker

    anya Skywalker Jedi Master star 4

    Registered:
    Jun 14, 2000
    O ano passado tambem estive mas é na net, a desejar feliz natal aos meus amigos que ainda tinham muitas horas até á meia-noite. :)

    Este ano os meus pais não queriam fazer nada, nem montar a árvore de natal...Mas finalmente lá o fizeram. Tambem não eramos para ter prenda, mas como estava em "saldo"... Pronto, veio adiantada e tudo.

    Mas realmente gosstava bastante do Natal q costumavamos passar... Lembro-me de um natal em que o meu pai comprou um pinheiro enorme, e veio com ele ás costas da praça do Montijo até á nossa casa (não tinhamos carro na altura). Demorámos um tempo enorme a tentar meê-lo em casa, teve de se cortar um bocado da base... Mas ficou a casa com aquele cheiro a pinheiro muito agradável, o que foi óptimo.

    Este ano não deve ser giro devido a certas coisas que se passam... Mas creio que o que realmente intereessa é celebrarmos um pouco... Mesmo que não seja assim muito diferente de todas as outras noites.


    Bem, eu sou uma romântica incurável, está visto. :)
     
  7. Nin

    Nin Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Dec 8, 2001
    Eu sempre passei o jantar em família e desde à uns anos que o passo com o cão oficial do Natal o_O! (ooooh bebééééé...)
    A árvore de natal? É artificial e quanto mais pirosa mais os homens da casa ficam contentes!
    O presépio? Este ano em vez de musgo o meu mano usou um pedaço de alcatifa verde. :p Pela discrição da minha mãe deve tar lindo. :p
    A mesa? Quanto mais estranha melhor. Este ano vamos pintá-la estilo graffiti: "Pai Natal não sabe nadar, yo!". Mas até lá ainda falta muito...

    Dia 22:
    Natal dos Mendonças!!!! Vai a familória do lado do meu pai fazer uma jantarada e no fim oferecem-se prendas ao acaso (nenhuma das prendas pode valer mais de 5euros). À minha mãe costuma sair o estojo das unhas...

    Dia 23:
    Panico, panico panico. Berros berros berros. A minha mãe tá-se a passar e eu também! ARGH!

    Dia 24:
    Panico panico e depois acalma tudo.
    Chegam os convidados, o Thor não gosta deles, o meu pai diz para prender o cão e a minha mãe ameaça meter-se na cama. O meu irmão come, come, come.

    Lá para às 23 chega o resto da familória que teve de ir jantar com os sogros mas depois passa o serão lá me casa. Todos resmungam por causa dos sogros e a minha mãe queixa-se que eles deviam ter vindo jantar a casa. O meu irmão come. O meu pai fala de negócios com os irmãos.

    Depois abrem-se as prendas. X oferece a Y uma prenda que X recebeu o ano passado de Z. Z, por sua vez irá oferecer aquilo para o ano a W. O meu irmão recebe uns jogos para consola e queixa-se que quer mas é ir jogar. Mas felizmente já parou de comer.

    2 da matina e tá tudo fora da porta. Eu e a mãe de pijama discutimos a horror que o Natal foi este ano.


    Dia 25:
    Natal dos Dias. Vamos para a Quinta da Graça ao meio-dia. Convive-se come-se perú com recheio de milho e castanhas (yum yum). Jogam-se jogos e vêem-se DVDs projectados na parede. A minha mãe fala de neutrinos com a minha prima e o meu pai discute relatividade com o meu primo. O filho deles tenta ensinar-me a distinguir música house de triphop e jungle. No fim ficamos todos na mesma.

    Dia 26:
    Natal dos amigos. Bora comer risoto feitinho pela mãezinha. YUM! Vêm dois casais lá a casa...comer risoto e discutir o preço do marisco que se come no ano novo. Bebe-se cerveja e champanhe em demasia e vai-se para cama demasiado tarde.


    E assim acaba a maratona de natais a que me sujeito todos os anos. Ufff, já tou cansada :p
     
Thread Status:
Not open for further replies.