main
side
curve
  1. In Memory of LAJ_FETT: Please share your remembrances and condolences HERE

[Off-Topic] Discussão Semanal

Discussion in 'Archive: Portugal' started by Darth_En_Ghedi, Apr 15, 2007.

Thread Status:
Not open for further replies.
  1. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Topico para discussões sérias ou não sobre assuntos diversos, relacionados ou não com Star Wars.
    Os temas são livres e abrangem uma semana inteira de segunda a domingo.

    16-22 de Abril:

    Tópico para discutir:

    Star Wars e Religião.

    Abriram-se as hostilidades!

    Aviso: Não serão permitidos insultos inter-religiosos nem ofensas de consciência. Aqui há censura assumida!

    Lock at CR request
     
  2. doominator_69

    doominator_69 Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 2, 2006
    Bom tópico Ghedi:D

    And to those who consider it a religion?

    Well, people consider all kinds of things to be a religion and I won't comment on that..


    by George Lucas

    Para quem considera Star Wars quase uma religião deve ter sido como levar uma estalada na cara do seu Deus:oops:.

    Mas para quem é católico como é possivel acreditar-se nas estupidezes que se dizem na biblia? Lol, Noé pega num bicho de cada raça masculino e feminino e enfia-se num barco e aí vai ele xD, e isto é só um exemplo. Ainda por cima há biliões de pessoas a acreditar nisso.

    (postem nisto senão o Ghedi dá-me cabo da cabeça)


     
  3. _lordmaul

    _lordmaul Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Sep 21, 2005
    Olha outro Off-Topic, ou não...! Boa ideia doom ;)

    Agora vai uma pergunta para ti doom:
    Quem é que é mais estúpido?
    1-Os católicos que são pessoas que se orientam por valores iguais aos Jedis.
    2-Aqueles que acreditam que os católicos acreditam no que está na Bíblia à letra.

    E esta, hein?

    Let's Jazz...

     
  4. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Não são só os católicos que tem a Bíblia como fonte de crença.
    Se bem que o catolicismo é mais que a Bíblia contendo um conjunto de tradições humanas e mesmo pagãs misturadas com cristianismo.

    Não são "estupidezes" são crenças baseadas em fé.
    Tal como alguém achar estúpido Star Wars.

    Era exactamente isto que eu não queria doom. Não estamos a dar opiniões sobre religiões.
     
  5. Turista_espacial

    Turista_espacial Jedi Youngling star 2

    Registered:
    Feb 15, 2007
    Desde que o homem tem consciência que procura uma explicação para a sua existencia. A religião serve para isso mesmo. Ao longo dos tempos algumas religiões foram evoluindo e adaptando-se aos tempos modernos para não perderem crentes, o que nem sempre considero correcto. Não sou religiosa mas acredito que exista uma força superior a nós, não para nos controlar, mas, de uma forma egocentrica, observar a nossa evolução como humanos.
    O maior problema com as religiões é as guerras que se criam pelos diferentes pontos de vista. Por outro lado também é utilizada para justificar crimes odiendos que são cometidos. Isto é algo que vemos no nosso mundo e também no mundo Star Wars.
    Esta é a minha opinião!!!!!
     
  6. doominator_69

    doominator_69 Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 2, 2006
    2. As pessoas que usam a biblia como forma de orientação para as suas acções normalmente são boas pessoas, porque aquilo tem boas ideias. Mas não foi a Biblia que ditou a diferença entre homem e mulher? então o homem é pó e tal, e a mulher é so uma costela e foi ela k levou Adão a cometer o pecado. Não é algo errado para um livro que pretende dizer td de bom e n sei ke?
    responde lá maul:p
     
  7. Redius_Spid

    Redius_Spid Jedi Knight star 3

    Registered:
    Dec 16, 2005
    Em relacao a SW como uma religiao eu tenho a dizer que eu nao o considero uma religiao mas mais um conjunto de directrizes que se podem usar na vida de cada um, falo do jedi/sith code que eu ate tenho afixado no meu quarto(o jedi so!) e que eu tento implementar na minha vida porque concordo com as ditas directrizes e o principal: penso que elas melhoram a minha vida e a minha maneira de ser.[face_peace] E quero ainda salientar um facto que eu descobri: muitas das directrizes dos jedis sao parecidas com as dos budistas e questiono-me se o lucas nao se inspirou no budismo...[face_thinking]

    PS- Nao comecem a discutir sobre as religioes se nao tiver nada a haver com SW. Respeitem o tema e as regras.;)
     
  8. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Doom, eu já disse que isto não é um tópico de discussão sobre religião. O tema é bem explícito.
    Se persistes em opinar sobre religiões ou colocar em causa doutrinas, acaba-se já com o tópico.

    Fiz-me entender?
     
  9. doominator_69

    doominator_69 Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 2, 2006
    Lol, ok;).

    Reedius, é bem capaz porque vi um documentario sobre os shaolin monks ou algo do genero em que os comparavam muito com os Jedi, vida pacifica e muita meditação.
     
  10. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    O quote do Doom refere-se a uma resposta de Lucas durante uma entrevista postada no nosso blog.

    De facto, partilho da opinião de Lucas.
    Vejo muitas sub-culturas que se apaixonam por séries ou filmes, tornando a sua vida condicionada pelo enredo destes.
    Acho isso uma paranóia desmedida.
    É certo que sou demente por SW, mas daí até fazer a minha vida girar em torno de doutrinas de uma série de ficção...

    Agora acredito que Star Wars não tem tantos "psicos" como Star Trek, por exemplo...
     
  11. Turista_espacial

    Turista_espacial Jedi Youngling star 2

    Registered:
    Feb 15, 2007
    Eu acho certo que algumas pessoas procurem nos filmes aquilo que não conseguem encontrar na religião, um sentido para a vida. Porque afinal os filmes, tanto SW como outros, são inspirados nas coisas reais da vida. O que mais importa é o que cada um faz com as suas creças e que também saibam respeitar as dos outros.
    Eu, pessoalmente, não sigo nenhuma.
    Sinceramente não vejo como os fãs de Star Trek se podem guiar pela serie para levarem um estilo de vida. Apesar de gostar da serie não acho que ensina nada.
     
  12. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Turista

    Eis algo que pode mudar a tua opinião.
    http://www.i-am-bored.com/bored_link.cfm?link_id=15780
     
  13. Turista_espacial

    Turista_espacial Jedi Youngling star 2

    Registered:
    Feb 15, 2007
    (Tony Alleyne, the man who turned his apartment into the Star Trek Starship Voyager has gone bankrupt. He started transforming his apartment after his wife left him when he replaced the refrigerator with a ?warp coil?.)

    Não me admira nada que ela o tenha deixado.

    Bem, agora acredito em tudo!!!!
     
  14. _lordmaul

    _lordmaul Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Sep 21, 2005
    Bem eu até tinha umas respostas para ti Doom, mas como esse não é o tema que estamos a discutir vou deixar-te na ignorância mais um tempo...

    Star Wars uma religião??? É isso mesmo que diferencia os fãs de Star Trek dos fãs de SW.

    Nós levamos (pelo menos eu levo) Star Wars como um hobbie. É algo que me dá gozo e com o qual eu me divirto.
    Agora comparar Jedis e Sith com religião? Bem com os Sith não me lembro de nada. Mas os Jedis inseressem-se na maior parte das religiões, pois todas elas defendem a paz universal e o bem comum. É claro que isto da religião e SW mete muito mais quando começamos a falar da Força. Mas isso é um tema para outro dia, não se esqueçam que lá para o final do ano vai sair o SW The Essential Guide to the Force. ;)

    Quanto aos budas. Vocês viram aqueles docs do Discovery Channel? Era The Science of Star Wars em 3 episódios. Um dos episódios era sobre as guerras e falavam sobre a Força. Tinha montes de entrevistas aos monges lá daqueles templos no Tibete. Digo-vos que foi uma parte mesmo aborrecida e secante :p
     
  15. The_Crow

    The_Crow Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 10, 2006
    Há fans de SW que consideram aquilo religião e há fans de ST que fazem o mesmo. São poucos em ambos os casos, mas existem em ambos os casos. Fans que procuram na Saga e nas Séries algo que lhes diga o que devem fazer, ou coisas do género. Uns não são melhores (nem piores) que outros, há fanatismos com todas as medidas por todo o lado. Acho isso no mínimo parvo em ambos os casos, mas bem, cada um sabe de si (e Deus sabe de todos).
     
  16. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    Há uma coisa interessante que talvez o documentário que anunciei no blog venha a destacar embora não tenha forma de comparar com outros "cultos".

    A Percentagem de fãs de Star Wars com família instiuída deve ser maior que, por exemplo, na comunidade de Star Trek ou outras de elevado numero de adeptos.

    Ainda sobre SW e religião.
    Recentemente pude ver um documentário sobre ciência e Star Wars.
    Se há alguma ponta de suporte científico a Star Wars o mesmo se aplica em termos de religião. Ou seja, sendo uma obra de ficção derivada de uma unica mente, é por demais lógico que algumas coisas tenham ponta de realidade e suporte e outras não... nestas aplica-se a fórmula literária conhecida como FANTASIA... é pena que não se entenda logo isso de uma vez...
     
  17. _lordmaul

    _lordmaul Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Sep 21, 2005
    Sim, eu já ouvi dizer (não me lembro se foi o próprio GL) que SW não é ficção científica mas é, pelo contrário, fantástico.
    E quem disse até tem alguma razão. Olhem para o Senhor dos Aneis, uma das obras pioneiras deste género de ficção. O que é que SW tem de diferente de LOTR, para além da tecnologia? Nada!
    No final tudo se resume à luta eterna entre o bem e o mal.
     
  18. The_Crow

    The_Crow Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 10, 2006
    Star Wars é ficção-cientifica fantástica, citando a Wiki. Mais exactamente Space Opera. No entanto, para mim, tem mais elementos de ficção-cientifica que de fantasia. Porque não é exactamente isso da "luta eterna entre o bem e o mal" que define fantasia. Se isso serviria de definição para algo, eu diria que era para os chamados filmes épicos. Isso seria uma boa definição para eles, maioria de filmes (bons) que envolvem batalha entre as maiores forças (no Universo desses filmes) do bem e do mal, costumam ser considerados épicos. No entanto, esta não é a única definição para estes filmes. Portanto, para mim, Star Wars é uma saga épica de ficção-cientifica, com alguns elementos de fantasia, e Lord of the Rings é uma trilogia de livros épica de fantasia.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Science_fantasy
    http://en.wikipedia.org/wiki/Space_opera

    Quanto a isso da percentagem de fans de Star Wars com família instituída ser maior que os de Star Trek, nem acho ter lógica ser feita uma comparação. Segundo isso, são os filmes que vão definir a vida das pessoas, o que é parvo. Como já disse, há nerds dos dois lados. Provavelmente, há mais nerds de SW, havendo mais fans de SW e mais coisas que podem fazer uma pessoa tornar-se nerd (quantidade de EU que há...). E é lógico que uma rapariga não deve gostar muito de um gajo que esteja obcecado numa Saga ou Série ou whatever em vez de estar obcecado nela, lol. Mas, como disse, nem tem muita lógica discutir isto, porque os nerds são uma pequena percentagem destas comunidades de fans (embora obviamente são os que mais aparecem a representa-las).
     
  19. _lordmaul

    _lordmaul Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Sep 21, 2005
    err... Que raio de conversa isso das famílias....

    Bom, nova semana exige novo tema. Eu sei que isto é um Off-Topic, mas como é um fórum de SW vamos insistir nisto.

    O tema desta semana é:

    Os mistérios da saga Star Wars

    Acreditem que é daqueles temas que dá que falar um ano inteiro e nunca chegamos a nenhuma conclusão.

    Com este tema discutimos tudo aquilo que nos parece estranho no universo de SW e, essencialmente, aquilo que deixa dúvidas e questões no ar. Uma delas é, por exemplo, o passado do Yoda.

    Mas não é isto que me suscita mais perguntas.
    Pois bem, eu pergunto-vos duas coisas:
    1-Será que Mace Windu morreu naquela queda do apartamento do Darth Sidious?
    2-Foi mesmo o Darth Plagueis que criou o Anakin Skywalker através da Força, ou foi algo natural (com a Força, obviamente)?
     
  20. Turista_espacial

    Turista_espacial Jedi Youngling star 2

    Registered:
    Feb 15, 2007
    1 - Não faço ideia! Espero que sim,:p(tou a brincar) ele era um bom jedi.
    2 - Já falei sobre isto num outro grupo de discução de SW. Não chegamos a conclusão nenhuma e aqui tb nao vamos.
    Na minha opinião, foi o Plagueis que criou o Ani. A forma malefica como palpatine manipilou o Ani para o levar para o dark side, poderiamos ate pensar que seria, de certa forma, uma vingança. Mas por outro lado, palpatine protegeu o Ani desde o dia que o conheceu, sempre o tratou de uma forma um tanto papternal, talvez porque no fundo ele sabia quem o Ani na realidade era. Ou talvez, porque ele é que era o verdadeiro pai do Ani. (controversia).
    Não coloco de lado que possam ter sido os midi-clorians que o tenham criado, mas assim não teria tanta piada.

    P.S. - Gosto deste tema! Tanks Maul.
     
  21. The_Crow

    The_Crow Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 10, 2006
    1. Nem me tinha ocorrido que tal pudesse não ter ocorrido. Se ele aparecer vivo, a não ser que arranjem super-explicação (nada de naves à espera dele), é simplesmente parvo.
    2. O Palpatine manipulou os midi-chlorians pa criar o Anakin.

    "Darth Plagueis was a Dark Lord of the Sith, so powerful and so wise he could use the Force to influence the midi-chlorians to create life..."

    Isso pareceu-me bem explicito logo da primeira vez que vi RotS, ao ouvir esta frase. Sidious aprendeu a técnica e pronto.

    Agora, passando a "mistérios" realmente importantes:
    3. Quem disparou primeiro??

    Eu digo que foi, sem a menor sombra de dúvidas, Han Solo.

    "I happen to like to shoot first, Rekkon. As opposed to shooting second."
    Han Solo, Han Solo at Stars' End
     
  22. Darth_En_Ghedi

    Darth_En_Ghedi Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Apr 6, 2005
    23-29 de Abril:

    Tópico para discutir:

    Educação em Portugal

    Eu começo por dizer que o Acordo de Bolonha me parece uma verdadeira revolução no sistema de educação, mas fico pasmo que poucas são as pessoas que aproveitam...

     
  23. _lordmaul

    _lordmaul Jedi Padawan star 4

    Registered:
    Sep 21, 2005
    Errr.... Já tínhamos tema para esta semana... Portanto esse da Educação em Portugal passa para a outra semana, pode ser?? :p

    A questão do Mace é uma coisa complicada. Segundo a história do filme é óbvio que ele morre. Ou será que não? Nós na realidade só o vemos a sair disparado daquela janela. Onde é que ele vai parar?
    Na minha opinião era fixe se ele tivesse sobrevivido, mas acho que o GL nunca aprovaria tal coisa.
    Se alguma vez virmos que o Mace sobreviveu será na era Infinities (se bem que era mesmo fixe que isso acontecesse numa era canónica :p). Cá para mim ele caiu e ficou inconsciente durante algum tempo. Depois alguém o encontra e a história continua. lol Era lindo vermos, por exemplo, um encontro entre o Quinlan Vos e o Mace Windu. ;)

    Quanto à criação do Anakin. Acho que é óbvio que não foi o Palpatine. Quer dizer, afinal de contas qual é que era a vantagem naquela "perseguição" ao Anakin se os planos dele eram para uma vida eterna? Para isso ele tinha eliminado o Anakin...
    Em ROTS está completamente específico que o Sidious precisava da ajuda do Vader para atingir aquilo que se diz que Plagueis atingiu. Sidious nunca conseguiu fazer aquilo que o Darth Plagueis talvez fizera.
    Eu acredito que sim, que o Plagueis tinha conhecimento do poder para a imortalidade e, consequentemente, para o "controlo da vida". Agora será que ele usou isso como deve ser? Eu acho que não. Quem soube aplicar este conhecimento foi nem mais nem menso que Qui-Gon Jinn, que depois passou o seu conhecimento para o Yoda e Ob1.
    Mas é óbvio que o Plagueis não se ficou por aqui. Eu acho que ele realizou várias experiências e que nelas criou uma criatura através do Dark Side, criatura a que nós chamamos Darth Maul, criatura que Darth Sidious julgava ser o aprendiz ideal.
    Mas será que nestas experiências não se desencadeou um processo na Força que levou, muitos anos depois, à criação do "Chosen One". Comparem estas experiências com o bater de asas de uma borboleta na Teoria do Caos. :p
    É bem possível estas experiências do Plagueis terem criado o Anakin, mas eu duvido. Eu acho que a ideia do GL era uma ideia semelhante, talvez, à religião cristã. Comparando a Virgem Maria com a "Virgem Shmi". :p lol Acho que o GL nunca iria crer que o Chosen One fosse criado pelas forças do mal. Acho que foi simplesmente a concretização da profecia.
    Bom, tudo isto que eu disse só pode ver válido se considerarmos que o Chosen One é o Anakin Skywalker, e não o Luke. ;)

    Quanto a "quem disparou primeiro", eu aposto, obviamente, no Han Solo. Ele, antes de conhecer a Leia, era tipo para isso e muito mais ;)
     
  24. doominator_69

    doominator_69 Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 2, 2006
    1. Ele teve uma morte decente por isso acho que era muito estupido dizerem que ele caiu num colchão e que ficou na boa. Acho que ele está melhor morto[face_skull]

    2. Sempre pensei que isso fosse um dado certo:eek:. Acho que é obvio que foi o Plagueis, e isso explica porque é que o Anakin tinha uma percentagem de midi-chlorians tão elevada.

    3. lol, o Solo tem tudo para ter sido o 1º. GUILTY
     
  25. The_Crow

    The_Crow Jedi Master star 4

    Registered:
    Jan 10, 2006
    A queda era bastante grande... Penthouse do Palpatine não é algo num 5º andar... Era estúpido o Mace sobreviver, a não ser que fosse o Clark Kent...

    ------//------

    "Darth Plagueis was a Dark Lord of the Sith, so powerful and so wise he could use the Force to influence the midi-chlorians to create life... He had such a knowledge of the dark side he could even keep the ones he cared about from dying."
    Bla bla bla
    "He became so powerful the only thing he was afraid of was...losing his power, which eventually, of course, he did. Unfortunately, he taught his apprentice everything he knew, then his apprentice killed him in his sleep. It's ironic; he could save others from death, but not himself."
    Óbvio que, como todos sabemos, não ensinou tudo ao aprendiz. Não ensinou parte de "keep the ones he cared about from dying". Mas, de resto ensinou tudo. Incluindo, in my opinion, "influence the midi-chlorians to create life", que é uma coisas distinta da anterior. É com certeza muito mais fácil criar vida do que impedir que esta acabe. Portanto, Sidious sabia isto. Portanto, Sidious criou o Anakin.
    Também penso que ideia de vida eterna de Plagueis não era a mesma que a de Qui-Gon e Jedis em geral. A desses era espírito vivo como fantasma que aparece de vez em quando. A de Plagueis penso que seria espírito e corpo vivos.
    E não acho que Darth Maul fosse uma criatura do mal de origem, acho que tinha pai e mãe e foi transformado naquilo que vemos no TPM durante a sua infância e adolescência.

    ------//------

    Indeed. Raio do senhor Lucas...

    ------//------

    4. Quem é o Chosen One? E quem é o Sith'ari??

    Eu acho que Anakin Skywalker é ambos. Foi o que sempre (ou seja, desde que pensei nisso) defendi. Anakin Skywalker matou o seu mestre, e enquanto o fazia, provocou a destruição de Darth Vader - Chosen One; Darth Vader parece-me o Ultimate Sith e de facto destruiu os Sith (da maneira descrita acima), mas com isso, tornando-os mais fortes do que já alguma vez haviam sido (Legacy: New Sith Order) - Sith'ari. Só falta a parte de ser líder dos Sith, mas acho que isso pode também ser lido como "ser líder do que quer que os Sith controlassem", e ele era um dos dois líderes de facto.
    Também penso que Revan pudesse preencher o lugar de Sith'ari. Liderou, destruiu os Sith e mostrou que era um dos Sith mais poderosos de sempre. Não sei é se após isso eles ficaram mais fortes ou não (ainda não joguei KotOR II, mas pelo subtítulo...)

    "It has also been alluded to by many fans, that the prophecy was fulfilled when Anakin initiated the purge of the Jedi which along with Order 66, brought the Jedi down to only two; Yoda and Obi-Wan Kenobi. This effectively made them equal with the Sith, who had only two members due to the Rule of Two, therefore bringing balance to the Force by bringing equality to both of its sides, Light and Dark; Two Jedi and Two Sith."
    Nunca tinha pensado nisto, mas tem de facto lógica, porque nunca achei que aquela cena de balanço na Força ser haver só Jedis por todo o lado e sem Sith uma coisa com muita lógica. Balanço é meio termo, não é tudo numa posição e nada na outra.
     
Thread Status:
Not open for further replies.