main
side
curve
  1. In Memory of LAJ_FETT: Please share your remembrances and condolences HERE

Os boards vão mudar?

Discussion in 'Archive: Portugal' started by Baron_Ployer, Jan 19, 2005.

Thread Status:
Not open for further replies.
  1. Baron_Ployer

    Baron_Ployer Jedi Youngling star 1

    Registered:
    May 5, 2004
    Foi na secção espanhola da FF que fiquei a saber que o motivo pelo qual os foruns estiveram "down" hoje tem a ver com o fim de um contrato com o IGN (ou qq coisa com o mesmo efeito...).

    Alguém da secção portuguesa tem algo mais a acrescentar?
     
  2. NapalmKing

    NapalmKing Jedi Youngling star 2

    Registered:
    Apr 22, 2002
    Quer dizer que finalmente este sitio vai ter uma board decente ou, pelo menos, uma do século XXI?

    *shock*
     
  3. Baron_Ployer

    Baron_Ployer Jedi Youngling star 1

    Registered:
    May 5, 2004
    Concordo inteiramente com a observação, até porque sempre achei que o engine deste forum não lembra ao diabo... Ou, antes, a sua "maleabilidade" no uso.
     
  4. Mara

    Mara Jedi Grand Master star 4

    Registered:
    Jan 7, 1999
    Vão mudar, sim. Podem dizer o que acham que devem ser as novas boards aqui. :)
     
  5. anya Skywalker

    anya Skywalker Jedi Master star 4

    Registered:
    Jun 14, 2000
    Yup vamos mudar, ainda não se sabe é para onde nem o que é que nos espera, exactamente. As razões apontadas parecem razoáveis, apesar de já há uns tempos se falar em mudanças no site e nos forums. O site já mudou - os fórums vão mudar agora.

    Infelizmente algumas informações podem ser perdidas na mudança - coisas como Private Messages, alguns posts, portanto se houver alguma coisa em particular que queiram manter para mais tarde recordar, é boa ideia salvar já. Pode não vir a haver problema algum... Eu não percebo nada de informática (a Mara é que sabe *worship, worship*) mas pelo que li nos tópicos em Comms parece que é a melhor ideia. Não sei como é que vai ser com as banners e esquemas de cor dos forums, que possivelmente terão de ser alterados? Desde que seja costumizable, creio que será possível arranajr qualquer coisa. :D (I hope.)

    Nest thread podem dar sugestões sobre novos features. Vale a pena dar uma vista de olhos, pelo menos.

    Os CR's estão a ver se é desta que aparece a útil função de moderar um forum local, o que seria bastante útil para a maior parte das fanforces. Numa discussão antiga sobre uma possível mudança (durante o evento Wise-gate) o Senhor Philip disse que moderadores locais (com poder de edição reservado a um forum apenas) seria uma função implementada, mas não sei se realmente tal será possível. É esperar para ver...
     
  6. Baron_Ployer

    Baron_Ployer Jedi Youngling star 1

    Registered:
    May 5, 2004
    Por acaso o "Senhor Philip" que mencionas não se chama Philip Wise? Pergunto porque o Admin principal e webmaster do Rebelscum.com chama-se assim...
     
  7. anya Skywalker

    anya Skywalker Jedi Master star 4

    Registered:
    Jun 14, 2000
    Yup, é ele mesmo.
     
  8. Mara

    Mara Jedi Grand Master star 4

    Registered:
    Jan 7, 1999
    Não fazia ideia que o dem-- er *cough*, que o Exmo. Sr. Wise era o dono do rebelscum.

    Portanto se algum dia se quiser sair destas boards para lá, passamos de ser censurados por dois ditadores religiosos (quem não souber quem é o outro: Joshua Griffin - o 'Grande Chefe' aqui das boards), para um. Que giro - parece que não há liberdade online assim em muitos sítios afinal. :p Isto falando do panorama de boards americanas, claro.
     
  9. anya Skywalker

    anya Skywalker Jedi Master star 4

    Registered:
    Jun 14, 2000
    Promenores, promenores. :p

    Infelizmente na maioria dos boards há um período em querealmente se é livre para discutir como e o que se quer... Mas, eventualmente, o "dono" chega e começa a dizer que não é isto que ele quer, e que as regras vão ter de mudar/ser implementadas com maior rigor... E lá se vai o sentido de comunidade por água abaixo, há muito DRAMA e genéricamente, é MAU.


    Já o vi acontecer em demasiados sítios. :p

    Estes foruns até que não são maus, no sentido em que, quando os utilizadores começam a reclamar, geralmente os assuntos são resolvidos (com muito drama pelo meio, mas geralmente são resolvidos) o que não pode ser dito por outros foruns que eu conheço... (Estou a pensar num forum sobre Tolkien, de momento, mas existem vários.)


    E se alguma vez a FanForce sair destes foruns (o que foi discutido pelos CR e GSA's) existem muitos outros sítios para onde nos podemos virar. ;) Afnal, este é só um meio... :)
     
  10. Baron_Ployer

    Baron_Ployer Jedi Youngling star 1

    Registered:
    May 5, 2004
    Antes de eu fazer alguma observação que alguém aqui lamente, podem elucidar-me qual a parte de "demoníaco" que o P.Wise representa para o TheForce.net e/ou FF's?

    Estou praticamente há 1 ano (faz a 05Fevº próximo) no RS e até agora, seguindo as regras instituídas (que, para a minha sensibilidade pessoal, me parecem razoáveis) nunca me senti desviado para o Dark Side nem me senti espartilhado seja de que forma for. Alguns membros (muito poucos) sim, são uns autênticos idiotas, mas tal deve dever-se ao facto de os americanos serem em maior número do que os portugueses (sou o único lá) por isso nota-se mais...

    *já ouve a Mara a matraquear no teclado*
     
  11. Mara

    Mara Jedi Grand Master star 4

    Registered:
    Jan 7, 1999
    Infelizmente na maioria dos boards há um período em querealmente se é livre para discutir como e o que se quer... Mas, eventualmente, o "dono" chega e começa a dizer que não é isto que ele quer, e que as regras vão ter de mudar/ser implementadas com maior rigor... E lá se vai o sentido de comunidade por água abaixo, há muito DRAMA e genéricamente, é MAU.

    Yep. Tem-se visto isso há já algum tempo. É que há moderadores (e até admins) que, talvez por não serem religiosos (não as pessoas aqui sabem, mas o dono aqui do sítio - Joshua Griffin - é um reverendo católico ou lá como se chama aquilo que ele é) e por viverem realmente no mundo de hoje e não terem ficado nos anos 50 :p, permitem (e muito bem) que as pessoas falem livremente de alguns assuntos em que, mal chega o Sr. Griffin ou, o Sr. Wise à board, começam logo a querer censurar. Um dos que tem estado mais na baila nos últimos tempos (infelizmente não está mais porque cada vez que alguém tenta reabrir a discussão eles dizem 'shush! thou shall not speak of such evil things here!' e bloqueiam automaticamente o tópico - na board das Comms é capaz de haver alguns exemplos disto, mas sinceramente não tenho paciência para estar a procurar) é o de se poder referir homossexualidade fora do Senate. Sim, porque só prai 10% dos utilizadores das boards devem ser gay (ups! esperem, eles não existem na mente do Sr. Griffin, make that 0%) e por isso mesmo não podem querer ler fanfic em que dois Clonetroopers se apaixonam e *gasp!* :eek: se beijam.

    Este é apenas um exemplo do ridículo que são algumas das regras aqui. No exemplo que dei, quite honestly nem me vejo a ler fanfic com relações de personagens do mesmo sexo, porque não tenho grande interesse nesse tema, mas acho que quem gosta desse tipo de coisas deve ser livre de as pôr aqui como qualquer outro tipo de fanfic e de falar desse tópico aqui como de qualquer outra coisa sem terem logo os tópicos trancados e, possivelmente, serem banidos das boards. Afinal de contas, não estamos num Auschwitz virtual, pois não? ;)


    Não faço ideia se o Sr. Wise só é assim aqui por alguma má influência do Joshua Griffin, mas se lá há as mesmas regras que aqui e a censura que existe por aqui, mantenho o que disse no meu post anterior. Caso contrário, ainda bem que ele não é assim no rebelscum e só é pena não tentar abrir os olhos ao Sr. Griffin para ele acordar para o facto de que nem toda a gente que vem para as boards fica particularmente chocada (ou com problemas mentais - se 'fica' é porque já os tinha antes) com imagens da Britney e da Madonna a darem um beijo (não estou a gozar com este exemplo - há uns tempos atrás fizeram um tópico sobre isto na board YJCC e houve logo pessoal a perguntar - mas isto não é proibido? lol). :rolleyes:


    Quem anda por aqui há algum tempo e lê o que se passa nas várias boards (a Anya é uma dessas pessoas e, como deu para ver pelo post dela, sabe do que eu falo) tem consciência de que aqui só há liberdade até certo ponto. Eu compreendo que não permitam que utilizadores usem linguagem menos própria, agora dizerem que dado tema está 'out of bounds' é absolutamente ridículo.
     
  12. anya Skywalker

    anya Skywalker Jedi Master star 4

    Registered:
    Jun 14, 2000
    Baron,

    O "grande problema" que houve com o Sr. Philip Wise acpnteceu já há uns meses, quando ele chegou ao JC e quis que todos os moderadores e Administradores submetessem informação pessoal sobre eles, através de uma página web que foi considerada insegura. A informação requerida foi morada, número de telefone e nome real, que me lembre. Alguns dos moderadores não se sentiram confortáveis com isto, achando que não interessava apra nada alguem ter informação pessoal deles, apenas "porque sim". Para além disso, existem bastantes antigos-utilizadores que gostam é de fazer a vida negra a qualquer moderador ou admin que considerem responsável por terem sido banidos do JC, e uns quantos fazem hacks regularmente aos forums privaos de administração, enviam e-mails ameaçadores, entre outras coisas. Como tal mesmo os moderadores que não tinham problema em principio com a entrega da informação requerida ficaram de pé atrás e questionaram a razão.

    Os utilizadores regulares insurgiram-se contra a situação quando moderadores conhecidos apareceram despromovidos de um dia para o outro, sem explicação, ao que se seguiu uma grande dose de DRAMA, em que muita gente nem fazia bem ideia do que se estava a passar. Passado uns dias de grande discussão e muitas mudanças (se vires alguns tópicos no comms é possível perceber uma parte da confusão que foi)durante os quais até veio á baila que, uma vez que alguns dos moderadores eram menores de idade (o que não os impedia de fazerem um óptimo trabalho) não era possível, legalmente, requerer essa informação deles (por acaso acho que eram duas moderadoras do YJCC)o Sr. Wise explicou que queria a informação porque gostava de conhecer algumas coisas sobre os seus "empregados" e disse que a informação poderia ser eviada por outros métodos.

    claro que alguns moderadores e administradores estavam contra o princípio da coisa, e foram restirados das suas posições devido a esse facto. Na esfera FanForce isso sentiu-se mais, com RSA's como a Morgaine a sairem devido a um assunto que nem sequer devia ter alguma coisa a ver com eles (a FanForce, apesar de estar no mesmo servidor que a TFN, não se encontra sobre nenhuma obrigação para com a estutura TFN, tanto quanto sei) e quando a "crise" passou o panorama dos forums já não era o mesmo.


    (Chegou a levantar-se a questão se os CRs tambem teriam de submeter informação, mas foi-nos dito que esta só era requerida a pessoas com abilidade de moderar ou acima. Se chegarmos a ter moderadores locais, ainda está por resolver se será necessário submeter a informação... Eu sou uma das pessoas contra a ideia por princípio, apesar de não me importar nada que a Obi Anne ou outro GSA tenha uma lista de contactos em Real Life para o caso de ser necessário por qualquer motivo.)

    Talvez tenham havido mais problemas com o Sr. Wise, mas este é o único de que tenho conhecimento, devido á magnitude. Tenho por hábito ignorar a área de Comms e portanto a maioria dos grandes problemas e dramas passam-me um bocado ao lado. Além disso sou lightsider.. .E nós, os Jedi, temos tendencia a não conseguir sentir o darkside, mesmo quando um Sith está mesmo á frente do nosso nariz. ;)



    Mara, havias fde ver a crise que foi conseguir ter um forum como o Senate! Não me lembro se já andavas cá na altura, mas primeiro que os admins se convencessem que era posível ter um forum dedicado a discussão séria e matura de temas que podem ser controversos... Bem, não foi lá muito fácil. :p Houve uma altura que qualquer discussão relgiosa andava banida dos foruns e tudo. [face_plain] Felizmente isto mudou (maioritáriamente graças ao Lord Bane a uns utilizadorezitos que atiraram tantas sugestões diferentes que os moderadores já não nos podíam ver á frente :D) e levámos com o Senate Floor em cima (e o Lord Bane foi promovido a moderador, como quem diz "querias o forum, só nos sabes criticar, agora AMANHA-TE!").


    Acho estúpido não se poder discutir homossexualidade fora do Senate Floor, claro. Tal como drogas, suícidio, e muitos outros assuntos que são "tabu" em forums que não o Senate... Ma
     
  13. Mara

    Mara Jedi Grand Master star 4

    Registered:
    Jan 7, 1999
    Toda essa situação dos moderadores deixarem de o ser por não querem (no seu direito) ter de dar informação pessoal para poderem fazer o trabalho VOLUNTÁRIO e não-pago que fazem por aqui foi um dos pontos altos de atitudes atrofiadas dos donos das boards. É absurdo que pessoas que fazem trabalho voluntário numa comunidade virtual, em que é mais do que comum as pessoas usarem 'alias' em vez dos nomes reais, que não recebem nada por isso sejam obrigados a ceder a sua privacidade para desempenhar funções que, em muitos casos, já desempenhavam há algum tempo sem quaisquer regalias.

    Houve uma altura que qualquer discussão relgiosa andava banida dos foruns e tudo. plain Felizmente isto mudou (maioritáriamente graças ao Lord Bane a uns utilizadorezitos que atiraram tantas sugestões diferentes que os moderadores já não nos podíam ver á frente grin ) e levámos com o Senate Floor em cima (e o Lord Bane foi promovido a moderador, como quem diz "querias o forum, só nos sabes criticar, agora AMANHA-TE!").

    Não me lembro bem disso (deve ter sido na altura em que andava lurking por aqui), mas lembro-me de ver várias referências ao que o Lord Bane tinha conseguido fazer. E é realmente ridiculo so se poder tratar de alguns temas (drogas, etc.) lá. O que vale é que como há muitos moderadores que não moram nos anos 50, há 'esquecimentos' de trancarem dados tópicos que vão contra algumas das regras mais absurdas. É uma forma disfarçada de se 'rebeliarem' contra esse tipo de coisas absurdas, penso eu.
     
  14. Baron_Ployer

    Baron_Ployer Jedi Youngling star 1

    Registered:
    May 5, 2004
    Bem, so much to chew on...

    Antes de mais, quero agradecer sinceramente à Anya e à Mara o tempo que lhes ocupou a resposta à minha questão. Como moderador apenas tenho a experiência do www.BeJedi.com onde (graças a Deus!) nunca ocorreu nenhuma das confusões referidas acima. Todos discutimos tudo abertamente e até a crew original (belga) põe sempre à consideração prévia da restante equipa qualquer alteração que pretende implementar. Tudo muito democrático e aberto.

    Daí que eu tenha (mas apenas até certo ponto) estranhado a v/ opinião sobre o PW. Claro que no RS "apenas" sou membro e ? talvez por "sorte" ? nunca incorri em qualquer "pecado" digno de uma admoestação "superior". Deve ser (tal como diz a Anya) do meu lado "lightsider"...

    Nem sabia eu das confusões com a infraestrutura destes foruns (o que pertence a quem, etc.). Puxa vida, isto de se ser fan de Star Wars tem que se lhe diga!

    Safa!
     
  15. Baron_Ployer

    Baron_Ployer Jedi Youngling star 1

    Registered:
    May 5, 2004
    Há novidades acerca disto? Muda-se? Sim ou não? Para onde e quando?
     
  16. anya Skywalker

    anya Skywalker Jedi Master star 4

    Registered:
    Jun 14, 2000
    Sim, a mudança vai ser efectuada, ainda não se tem é uma data afixada para tal. Os moderadores andam a testar o software do novo forum, e a mexer nas definições, por agora. Parecem estar a gostar do qwue vêem, ao menos.

    Normalmente as informações novas são colocadas Tópico FAQ - We're Moving. Devem dizer mais qualquer coisa em breve...
     
  17. anya Skywalker

    anya Skywalker Jedi Master star 4

    Registered:
    Jun 14, 2000
    Perdoem-me o duplo-post, mas já não é possível editar o anterior. ;)

    Por falar em mudança de sistema de forum:

    Os moderadores locais vão esmo ser realidade. Quer isto dizer que os CR's que assim o desejem vão apssar a ter poderes de edit, lock e delete dentro do próprio forum. Lock e Delete não serão permanentes, os tópicos podem ser revistos por um moderador globa, sendo que apenas estes poderão apagar alguma coisa permanentemente. Tambem não é possível banir alguem tendo o estatuto de moderador local apenas. É possível criar sticky-threads, e reabrir tópicos antigos.


    A minha questão é se acham que tais funções são necessárias neste forum. Por um lado é útil para não se chatear os RSA's cada vez que há algum problema, e permite organizar o forum ligeiramente melhor. Por outro, não costumam haver grandes problemas...
     
  18. NapalmKing

    NapalmKing Jedi Youngling star 2

    Registered:
    Apr 22, 2002
    Eu já foi moderador de várias boards e o sistema era mais ou menos baseado em administradores, super moderadores, e moderadores.

    Os administradores tem o poder dos moderadores mas em todos os fóruns além de, como o nome indica, administrarem a board. No entanto só em casos em que nenhum moderador esteja presente é que agem como tal.

    Os moderadores podem apagar, editar, dar avisos, etc. e são atribuídos a um determinado fórum.

    Finalmente os super moderadores são basicamente moderadores, mas o seu leque de acção estende-se a toda a board.
     
  19. Baron_Ployer

    Baron_Ployer Jedi Youngling star 1

    Registered:
    May 5, 2004
    Desde que haja sensatez na (digamos...) "moderação" (gostei desta ;)) 2 classes de moderadores chegam: os tais "supra-sumo" e os standard.

    Sou presentemente Mod em 2 forums e é assim que tem funcionado, sem problemas. Hah! E a ideia de ser revogada a atitude/decisão de um moderador por "outro/a" mais acima dele, não me parece nada boa. Além de desautorizar o dito Mod (se não havia confiança nas suas aptidões, para quê nomeá-lo em 1º lugar, um?), pode criar suspeições desnecessárias.

    Apenas os meus (como se costuma dizer) ?0.02...

    Hah. Outra questão, a propósito. A futura encarnação dos boards poderá ser considerada como verdadeiro "forum de portugueses", com secções próprias, ou será mais uma secção (com todos os assuntos "ao molho") dentro da gobalidade daquilo que é a Force.net?
     
  20. Mara

    Mara Jedi Grand Master star 4

    Registered:
    Jan 7, 1999
    A minha questão é se acham que tais funções são necessárias neste forum. Por um lado é útil para não se chatear os RSA's cada vez que há algum problema, e permite organizar o forum ligeiramente melhor. Por outro, não costumam haver grandes problemas...

    São necessárias. Aliás, ja ando a 'pedir' isso para os CRs desde que cá venho. É extremamente chato levar-se montes de tempo a fazer uma coisa porque tem de ser outra pessoa a fazer (que possivelmente nem está online quando é preciso).

    Quanto a preocupações com possíveis abusos de poder: acho que falo por toda a gente que cá ande há algum tempo quando digo que a Anya (bem como a Nin antes dela) já mais do que provaram que são pessoas responsáveis. Não me passa pela cabeça haver algum problema de abuso de autoridade.
     
  21. anya Skywalker

    anya Skywalker Jedi Master star 4

    Registered:
    Jun 14, 2000
    O sistema é semlhante, Napalm. :)

    E a ideia de ser revogada a atitude/decisão de um moderador por "outro/a" mais acima dele, não me parece nada boa. Além de desautorizar o dito Mod (se não havia confiança nas suas aptidões, para quê nomeá-lo em 1º lugar, um?), pode criar suspeições desnecessárias.


    É apenas um dos promenores técnicos do novo sistema... Os tópicos e mensagens apagados não o são completamente, ficam apenas invisiveis aos utilizadores normais, quando tal acção é tomada por um moderador local. É possível desfazer essa acção, não sei é se apenas um moderador global o pode fazer, ou se o moderador que fez a acção tambem terá possibilidade de fazer isso. Mas vou ficar a saber em breve, suponho... Quanto a haver moderação na moderação (bela expressão que arranjaste para aí! :p) acho que o sistema de as acções de Apagar tópicos e mensagens poderem ser desfeitas é uma boa coisa. Há sempre a possibilidade de rever o tópico ou mensagem em questão, para que não fiquem duvidas... Talvez possa parecer injusto mas, devido ao sistema de hierarquia de moderadores/adminnistradores, faz sentido. Os CR não são escolhidos interinamente, como é o caso dos moderadores. É a própria fanforce que escolhe o seu ou a sua representante, não querendo isso dizer que essa pessoa faça, necessáriamente, um bom papel como moderador/a.

    Tenho de encortar o psot porque está na hora de uma aula, mas já disse que estava interessada nos poderes de moderação. Já agora, se sentirem que está na altura de outra pessoa ocupar o "cargo", digam qualquer coisa.

    Ah, é verdade, Baron: Não sei se será possível organizar melhor o forum português, mas duvido que seja muito diferente desta encarnação. Daqui a uns dias devo saber mais mas como este é apenas um sub-forum num board onde existem foruns dedicados á discussão temática, é pouco provável...
     
Thread Status:
Not open for further replies.